Microempreendedores sofrem com resultados pós Páscoa em todo país

#pascoaatejunho pode ser tentativa de recuperação do mercado informal

| Lourdes Diniz - confeiteira de São Paulo / Imagem - Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Boa Vista divulgou queda de 33% nas vendas do comércio de Páscoa em todo país. Para o comércio informal, esses números podem ser muito maiores, visto que não há um órgão de aferição.

Em São Luiz no Maranhão, por exemplo, a professora e culinarista Simone de Novaes Brandão, no mercado há mais de 6 anos, conta que suas vendas não alcançaram nem a metade do que havia produzido. “Tanto eu como minhas alunas sentimos muito o impacto da pandemia durante a Páscoa, que é uma das melhores datas do ano para o segmento”, lamenta Brandão.

O mesmo aconteceu em Mossoró com a Marcella Raissa de Souza Fernandes Bezerra, confeiteira há 17 anos, onde as vendas só chegaram a 20% de tudo que ela havia investido. “Os lojistas que eu costumo vender os ovos de chocolate durante a Páscoa não compraram, por estarem fechados devido a pandemia. Outra dificuldade foi conseguir a entrega via delivery, pois as empresas que viabilizam os serviços não tinham motoboys suficientes para atender os pedidos. E as minhas alunas, que também fazem produtos para essa época, tiveram o mesmo problema”, afirma a microempresária.

Lourdes Diniz - confeiteira de São Paulo / Imagem - Arquivo Pessoal

Já no Paraná, em Cia Norte, para a confeiteira Lilian Prado não foi muito diferente, já que suas vendas não passaram de 50%. “Conversei também com colegas da mesma área e alunas, e todos sentiram o impacto negativo causado pela pandemia”, anuncia Prado.

Em São Paulo, Lourdes Diniz, professora e culinarista vendeu só 50% do previsto e sentiu o mesmo em relação as suas alunas. “Tive aluna me ligando e chorando, falando que conseguiu vender apenas 20% da produção”, informa Diniz.

Dentro dessa cadeia, o segmento de embalagens também sofreu o baque nas vendas, já que o comércio especializado teve que ficar fechado por conta da pandemia. Um levantamento feito pela Cromus Soluções, maior empresa de embalagens para presente, decoração de Natal e Páscoa, junto aos seus clientes lojistas de todo o Brasil, as vendas ficaram abaixo dos 50% sendo as regiões sul e nordeste as mais afetadas, atingindo apenas 30% de vazão dos produtos para a época. 

Por conta do recuo nas vendas, os microempreendedores contam agora com o movimento #pascoaatejunho, criado pela chocolatier Renata Penido, sugerindo que a comercialização dos produtos de Páscoa seja estendida até 14 junho, tempo para que recuperem ao menos o valor investido para a época, sem prejuízo financeiro. Outra frente do movimento também sugere que os confeiteiros que tiveram sobra, entre chocolates e embalagens, que explorem a criatividade para transformar o material em produtos que vão muito além e que podem atender outras datas comemorativas, como por exemplo Dia das Mães e Dia dos Namorados, com o mesmo carinho e doçura da Páscoa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES