Militares iniciam amanhã (03) trabalho de combate ao Aedes aegypti

A zona Sul da capiutal será a primeira contemplada pelo trabalho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começa amanhã (03) o reforço no trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, (transmissor da dengue, zika e chikungunya) realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com o Exército Brasileiro. A zona Sul será a primeira contemplada pelo trabalho, que terá início às 7h30 da manhã com ponto de partida no CAIC Professor Melo Magalhães, bairro Santo Antônio.

Durante todo o dia, um total de 45 duplas de militares estarão percorrendo as ruas do Santo Antônio, atuando na orientação preventiva e na identificação e eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Segundo a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, a previsão é de completar o trabalho em cerca de três dias e então seguir para a próxima área. “Até o mês de março, estão programadas visitas a 12 bairros da zona Sul da capital”, informa ela.

Todos os 90 militares foram treinados por técnicos da FMS para poderem atuar no combate ao mosquito Aedes. Com o perigo iminente da dengue, zika, chikungunya e suas consequências, como a microcefalia, serviço público e população devem se unir e intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti. “Todos já sabemos que ele se prolifera em água parada, mas nem todos têm a responsabilidade coletiva de prevenir a proliferação. Todo cidadão é responsável em manter os ambientes em que vive longe de criadouros”, enfatiza Oriana Bezerra.

“O Aedes aegypti transmite 22 vírus, o da dengue, zika e chikungunya são os mais conhecidos. Se eu não tenho mosquito circulando eu não vou ter os vírus. Então a melhor forma de prevenir as doenças é não deixando o mosquito nascer”, diz Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Ela fala ainda que quando alguém se encontrar com febre inespecífica e cansaço, sem outros sinais aparentes, se surgirem manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça e nas articulações, apresentar intolerância à luz (fotofobia), essa pessoa pode estar com algumas das viroses transmitidas pelos mosquitos. “O que ela precisa fazer de imediato é manter o corpo hidratado. Urinar da cor da água que bebe. E depois procurar um serviço de saúde”, enfatiza Amariles.

 

Cronograma de atividades da FMS em parceria com o Exército – zona Sul

 

03 a 06/01/2017 - Santo Antônio

 09 a 20/01/2017 - Angelim I

 23/01 a 03/02/2017 - Angelim II e Angélica

 06 a 10/02/2017 - Parque Sul e São Lourenço

 13 a 15/02/2017 - Parque Jacinta, Parque Juliana e Brasilar

16, 17 e 20/02/2017 - Esplanada

 21/02, 24/02 e 01 a 04/03/2017 - Portal da Alegria e Pedra Miúda



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES