Mimbó Conectado vai fomentar o empreendedorismo com vitrine virtual

Além da internet gratuita, a PPP Piauí Conectado também leva um projeto de loja on-line para o quilombo, onde os moradores poderão expor e vender seu artesanato para todo o mundo.

e8 | Marcus Póvoas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto Mimbó Conectado, que será inaugurado oficialmente neste domingo (27), é uma transformação social na era digital. Através da PPP Piauí Conectado, a tradicional comunidade quilombola receberá seis pontos de acesso público e em todas as casas que possuem estudantes. Para além dos pontos de internet, o projeto também vai garantir os aparelhos para conectividade, com a distribuição de tablets para todas as crianças acima de 5 anos matriculadas na escola e seus professores, e para os empreendedores que trabalharão com a loja virtual.

O Quilombo Mimbó fica na zona rural de Amarante, a 170km de Teresina, e é o primeiro a contar com o serviço de fibra óptica banda larga para todos. “São mais de 600 pessoas que sempre viveram à margem da sociedade e agora podem ter novas oportunidades de vida e crescimento através da tecnologia. A comunidade tem projetos lindos de incentivo ao desenvolvimento e a geração de renda na comunidade, por meio da produção têxtil, e vamos fomentar isso com a internet e a lojinha virtual para comercialização do artesanato local”, destaca a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura.

Um dos projetos na comunidade é a capacitação em reaproveitamento de retalhos, ministrada pela artista plástica Kalina Rameiro. O objetivo é estimular as mulheres a produzirem mais, a criarem a própria marca, e saberem quais os produtos são mais vendáveis e como calcular o valor das peças. Segundo a dona de casa Orisnete Paixão, moradora do Mimbó, a criação de uma marca vai mudar a realidade da comunidade. “A expectativa é muito grande em ter nossa própria renda. E o Mimbó vai ser conhecido mundialmente com a internet”, ressalta.

Para o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, é de suma importância inserir a comunidade no cenário internacional. “Tenho certeza de que, com o poder da coletividade, podemos fazer isso através não só do artesanato, mas também da educação e do conhecimento, com a conectividade que estamos trazendo”, comenta.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES