Mimbó será o primeiro quilombo do país conectado com fibra óptica

Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc-PI), afirma que “é um projeto de grande alcance, que muito nos orgulha.

Mimbó Conectado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir do dia 26 de março, os 600 moradores do Quilombo Mimbó terão acesso à internet gratuita. A ação, resultado da PPP Piauí Conectado, é pioneira no país na inclusão digital de uma comunidade quilombola. A inauguração acontece às 9h, no Centro Cultural da comunidade, que fica em Amarante, município localizado a 165 km de Teresina

Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc-PI), afirma que "é um projeto de grande alcance, que muito nos orgulha. Reafirmamos nosso papel social em cada uma dessas ações", declara. 

O pedagogo e agente de saúde Rodrigo Mimbó, líder comunitário da região, analisa de forma positiva a chegada da tecnologia. 

“Somos agraciados com o anúncio da chegada da internet. Os benefícios são muitos, especialmente para a educação de nossas crianças e jovens, e se estenderão a toda comunidade. Vamos aproveitar para fortalecer a divulgação da nossa cultura e do nosso trabalho. Essa conquista é igualmente importante para potencializar nossas ações voltadas ao turismo, visto que recebemos turistas de todos os lugares que vêm conhecer o Mirante do Mimbó”, considera. 

Mimbó Conectado atende a pedido da vice-governadora Regina Sousa. Crédito: divulgação.

Através da Piauí Conectado, todos os 224 municípios do Estado estarão integralmente conectados com um backbone de fibra óptica que percorre o território de Norte a Sul. O Mimbó Conectado é uma ação social desenvolvida através da PPP e atende a um pedido da vice-governadora, Regina Sousa. 

"Além de prover a internet, a SPE Piauí conectado vai disponibilizar tablets para os alunos da rede escolar do quilombo e cursos da área de tecnologia da informação para os quilombolas. A PPP Piauí trabalha para melhorar a vida das pessoas, promovendo a inclusão digital", acrescenta Viviane Moura.

Mais oportunidades

O acesso à internet faz parte do processo de democratização da comunicação, que é considerada um direito fundamental pela Declaração Universal do Direitos Humanos. Estar on-line permite um melhor exercício da cidadania, com acesso a serviços como educação e saúde, além de proporcionar novas oportunidades. 

A internet permite que a comunidade do Mimbó possa empreender em diversos setores, como o da moda, por exemplo, onde a produção artesanal é forte e marcada pela cultura tradicional. As redes sociais e plataformas de compra e venda contribuem para isso. 

Histórico

O Quilombo Mimbó, fundado em 1819, será a primeira comunidade quilombola do Brasil a ter um serviço gratuito de conexão à internet de alta velocidade, com tecnologia banda larga via fibra óptica. Após anos desconectados de direitos básicos e atualmente essenciais, pela primeira vez e durante as 24h por dia, toda a população do Mimbó poderá utilizar a internet para estudar, se qualificar e empreender. 

A história que começou no Mimbó com Martinho José de Carvalho, Raimunda Maria da Conceição, Augustinho Rabelo da Paixão e Rosário Maria da Conceição, dois casais que fugiram das marcas da escravidão no Pernambuco, ainda no século XIX, para viver no Piauí, se transforma com a chegada da tecnologia, da inovação e de novas perspectivas. O Mimbó Conectado vai promover qualidade de vida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES