Mineira acerta 100% e fica sozinha no 1º lugar do Enem

Mineira acerta 100% e fica sozinha no 1º lugar do Enem

Mineira acerta 100% e fica sozinha no 1º lugar do Enem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mineira Lu?sa Lima Castro, 18, conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem ) deste ano. Sozinha, a estudante acertou todas as quest?es da prova e obteve nota m?xima na reda??o, alcan?ando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 quest?es.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), respons?vel pela aplica??o da prova, outros 14 alunos dividiram a 2? posi??o no ranking dos melhores colocados.

Aluna de escola p?blica, Lu?sa nunca imaginou que acertaria todas as quest?es do exame. "Fiz a prova com certa tranq?ilidade, mas nunca pensei que acertaria todas as quest?es porque eu sa? de l? com algumas d?vidas. Acho que respondi umas cinco ou seis sem ter certeza se estavam certas ou n?o", disse a estudante, que s? conferiu o gabarito oficial do exame no dia seguinte ? prova. "Fiquei surpresa por ter acertado todas, mas pensei que umas 200 pessoas tamb?m conseguissem a mesma coisa", disse.

A nota final do exame (incluindo a reda??o), no entanto, Lu?sa s? soube na semana passada, quando o Minist?rio da Educa??o (MEC) liberou a consulta individual de desempenho dos estudantes. "Vi que fiz 100% da prova, mas nem me toquei que isso significava o primeiro lugar no Enem. Fiquei muito feliz com o resultado", afirmou.

Estudiosa, ela quer medicina

Lu?sa cursou o ensino m?dio integralmente no Centro Federal de Educa??o Tecnol?gica de Minas Gerais (Cefet-MG), escola p?blica federal. Ela prestou o Enem em 2006, mas n?o sabe em qual posi??o ficou, s? sabe que ficou com uma m?dia de 85% das provas (reda??o e de conhecimentos gerais).

Estudiosa, Lu?sa agora se dedica exclusivamente para passar no vestibular de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aplicou as provas da primeira fase neste domingo (2). "S? prestei UFMG porque quero estudar l?. Estou me preparando para isso", disse.

A estudante faz cursinho preparat?rio para o vestibular e se dedica aos estudos pelo menos sete horas fora da sala de aula. "Acordo ?s 6h30 e s? paro de estudar bem ? noite, quando vou dormir", contou.

Aumento das M?dias

Segundo o Inep, em 2007 os alunos tiveram as maiores m?dias nas quest?es objetivas dos ?ltimos cinco anos. Na parte composta por 63 testes, os estudantes do pa?s obtiveram m?dia de 51,52, em cem pontos poss?veis ? bem maior do que em 2006, quando a nota m?dia foi de 36,90.

Mas tamb?m aumentou a diferen?a de notas entre estudantes da rede particular e da rede p?blica na parte objetiva do exame. Nesse ano, alunos da rede particular do pa?s atingiram a nota de 68,04 nas quest?es objetivas, ao passo que a rede p?blica teve m?dia de 49,20, levando a uma diferen?a de 18,84 pontos. Em 2006, essa diferen?a foi de 15,63 pontos (em cem).

Na reda??o, o desempenho geral foi melhor na edi??o de 2007: a nota m?dia no Brasil ficou em 55,99 e na edi??o do ano passado foi de 52,08. A consulta dos candidatos ao boletim individual est? dispon?vel no site do Inep.

Senha de Acesso

Na hora de conferir o boletim de desempenho pelo site do Inep, ? solicitada uma senha de acesso. Se voc? n?o lembra da sua, pode solicit?-la novamente. Para isso, ? necess?rio entrar no site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/boletim/.

Ent?o, o candidato deve atualizar suas informa?es e pedir a nova senha via e-mail. N?o h? divulga??o de senha por telefone, segundo informou o Inep. O instituto diz ainda que o site apresenta instabilidade para enviar a senha, devido ao grande n?mero de acessos.

ProUni

O Enem ? requisito obrigat?rio para quem quer tentar bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo federal. ? preciso o aluno ter m?dia da prova objetiva e da reda??o de no m?nimo 45 para poder pleitear vaga no programa. Como a concorr?ncia ? grande, quanto maior for a nota do candidato, maior a chance de ele conseguir uma bolsa.

O programa d? bolsas totais e parciais, de 50% ou 25% do valor da mensalidade, para estuda



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES