Minifúndios começam a ter participação na produção dos Cerrados

Elas representam 7% das propriedades rurais dentro da área que se convencionou chamar de Matopiba

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Éfrem Ribeiro

Os minifúndios representam 7% das propriedades rurais da região dos Cerrados, no sudoeste do Piauí, onde é explorada a agricultura de larga escala para a produção de grãos como soja, milho, arroz, feijão, sorgo e algodão, dentro da área que se convencionou a chamar de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

A produção agrícola do Matopiba, puxada principalmente pela soja, teve um crescimento maior elevado do que a produção agrícola do Brasil, de acordo com os dados do Censo Agropecuário 2017, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou o estudo “Estrutura Agrária no Matopiba: apontamentos a partir do Censo Agropecuário de 2017”, da pesquisadora Caroline Nascimento Pereira, do Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea).

Caroline afirma, em seu estudo que a região do Matopiba, que vem se destacando no cenário da agricultura moderna de grande escala e baseada em capital e tecnologia, apresentou uma participação de aproximadamente 10% no total de grãos produzidos no Brasil em 2016.

Segundo ela é responsável pelo crescimento da agricultura a taxas superiores à média nacional, a produção de grãos tem promovido mudanças no quadro socioeconômico dessa porção do território brasileiro desde os anos 1970.

Nos anos 1990, quando as áreas outrora ocupadas começavam a ver o preço de suas terras subir, a produção ganhava estrada e chegava ao sudoeste do Piauí. A soja, que foi adaptada para o Cerrado brasileiro, visto ser um cultivo para temperaturas mais frias, tornou-se a protagonista da região, que até essa conversão produzia basicamente milho, feijão, mandioca e algumas outras tentativas de cultivos menores, que não tiveram grande sucesso no Matopiba.

Ela fala que relacionando as Unidades da Federação (UFs) com os grupos de área, o Maranhão é o único estado onde há o predomínio de pequenas propriedades, em número de estabelecimentos, com até 10 ha (54,6%). Nos outros três estados, observa-se o predomínio de estabelecimentos agropecuários entre 10 ha e 50 ha. O Tocantins é o estado em que, apesar de não ser predominante, há uma grande parcela de estabelecimentos na faixa de 100 ha a 1.000 ha (25,8%) e acima de 1.000 ha (4,7%).

“Os dados mostram que 51,6% da área total dos estabelecimentos é referente aos com mais de 1.000 ha, ao passo que apenas 0,7% dessa área se refere a estabelecimentos com menos de 10 ha. O oeste baiano apresenta a pior distribuição fundiária, com 2% de seus estabelecimentos com mais de 1.000 ha ocupando 71,1% da área total. O Piauí também possui extrema concentração, com 2,1% dos estabelecimentos acima de 1.000 ha ocupando 64,7%.É importante também considerar os minifúndios, os quais possuem menos de 2 ha.

Os dados mostram que os minifúndios representam 23,4% do total dos estabelecimentos agrícolas do Matopiba, sendo que, destes, 84,5% estão localizados no Maranhão. Em relação aos estabelecimentos totais da UF pertencentes a esse território, o Maranhão também possui a maior proporção de minifúndios, 40,6%, seguido da Bahia, com 35,7% .

O Tocantins, marcado por grandes estabelecimentos (latifúndios), possui apenas 3,6% deles como minifúndios. A porção do Piauí no Matopiba, por sua vez, possui 7,5%. Esse ponto é de fundamental importância para entender como essas pessoas serão inseridas na economia local com o avanço da soja, pois se trata de famílias em propriedades com incapacidade de produção”, afirma Caroline Nascimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES