Ministério apresenta projeto inédito para promover Destino Mantiqueira

Região integrada será a primeira a ser lançada pela Pasta para estimular o incremento do fluxo turístico regional

Serra da Mantiqueira | Tadeu Sales
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, assinou nesta quarta-feira (4), em Belo Horizonte, um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo e as secretarias estaduais da região da Mantiqueira. A parceria tem o objetivo de transformar e promover o destino em um dos principais roteiros turísticos nacionais, a partir da integração da governança interestadual de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A cerimônia marcou o segundo dia da Semana Nacional do Turismo, que está sendo realizada na capital mineira até a próxima sexta-feira (06).

Em seu discurso, Álvaro Antônio destacou a necessidade de ações como essa para a transformação do Turismo no país. “Com essa iniciativa inédita, queremos fazer com esses circuitos uma promoção mais efetiva, dar uma visibilidade maior e transformar o destino Matinqueira em um dos mais importantes do país. Eu acredito que nessa integração, a convergência de ideias vai ser fundamental para o desenvolvimento do setor no estado. Coloco o Ministério do Turismo à disposição para que possamos trabalhar juntos, gerando um número maior de turistas, além de emprego e renda para a região”, finalizou.

O secretário de Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte, pontuou que o projeto dá ao local a oportunidade de mostrar a potencialidade do setor nestes municípios. “Representa uma promoção turística muito importante para a região que tem a vocação natural do turismo, e uma grande ferramenta de ativação econômica para Minas Gerais”, celebrou.

Presente na cerimônia, o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Otávio Leite, destacou a importância da integração dos três estados. “A preciosidade destes atrativos que compõem a serra da Mantiqueira é algo indiscutível. Eu tenho certeza que nós precisamos divulgar essa possibilidade das experiências. Nós vamos formatar o máximo possível para que esse cluster celebre cada vez mais conquistas. Contem com o Rio de Janeiro”.

Representando o secretário estadual de Turismo de São Paulo; o secretário-executivo da Pasta, Marcelo Costa, parabenizou o Ministério do Turismo pela boa iniciativa. “É maravilhosa. Apesar de todo o nosso potencial, São Paulo não é reconhecido como destino turístico pelos próprios paulistas, nem pelos brasileiros. Temos grande diversidade turística, como é o caso da Mantiqueira, e a iniciativa é fundamental e totalmente coerente com a nossa proposta. Estamos próximos de um trabalho muito bom. Contem conosco”, finalizou.

POTENCIAL 

A Mantiqueira é uma região integrada composta por mais de 100 cidades e três estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em razão de sua localização estratégica, a região reúne incontáveis atrativos turísticos para todos os gostos, com roteiros gastronômicos, rurais, religiosos, culturais, ecoaventura, entre outros. A região foi reconhecida pela revista Science 2015 como a 8ª área mais insubstituível do planeta. A região conta com um grande mosaico de Unidades de Conservação, considerado o maior da região Sudeste.

Fazem parte do roteiro os Circuitos das Águas, das Águas Paulista, Caminhos da Mantiqueira, Serras de Ibitipoca, Serras Verdes, Terras Altas da Mantiqueira, Trilha dos Inconfidentes e Mantiqueira Paulista. A região conta com mais de 1.600 hotéis, com 80 mil leitos e 2 mil restaurantes distribuídos por uma extensão de mais de 500 Km.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES