Ministério avalia aplicar o Enem na 2ª quinzena de novembro

Ao todo, 4,1 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem deste ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministério da Educação (MEC) informou neste sábado que trabalha com a possibilidade de aplicar a nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da segunda quinzena de novembro. A avaliação estava marcada para este final de semana, mas o vazamento de questões obrigou o governo a cancelar o exame. Ao todo, 4,1 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem deste ano em 1.829 municípios.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, passou o sábado reunido com técnicos do ministério e pretende se reunir na próxima segunda-feira com 55 reitores de universidades públicas e outros 38 de instituições federais de ensino para avaliar os possíveis efeitos do adiamento da prova nos vestibulares. Por hora, o MEC descarta aplicar a prova em dezembro, por considerar que a divulgação dos resultados só ocorreria em meados de fevereiro, o que atrasaria todos os vestibulares.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, informou que o governo avaliou neste sábado os detalhes da reprodução da prova feita na gráfica, o manuseio dos exercícios e a distribuição da prova nos locais do exame. O governo considera que é na distribuição que existe o ponto de maior fragilidade e possível alvo dos fraudadores.

Independentemente da data do novo Enem, o MEC já tem prontas duas novas provas - uma delas registrada como reserva para eventuais problemas na futura aplicação do exame. Neste domingo o ministério realizará uma nova reunião com a equipe técnica para tentar descobrir os garagalos que facilitaram o vazamento de questões do Enem 2009.

Até o momento não está descartada a ajuda das Forças Armadas ou dos Correios para garantir a credibilidade e a inviolabilidade dos futuros exames. A Polícia Federal já abriu inquérito para apurar a responsabilidade pela divulgação de questões relacionadas ao exame. O consórcio Connasel, responsável pela prova, apresentou na sexta-feira suas versões sobre as eventuais falhas na segurança do exame e segundo fontes do MEC terá de apresentar respostas sobre o problema ainda nesta segunda-feira.

Por enquanto, o governo ainda não pretende pedir a rescisão do contrato com o consórcio, mas já trabalha com a possibildade de um contrato emergencial que permitira a elaboração de um novo Enem em prazo hábil e ainda avalia as chances de um exame promovido apenas pelo MEC e pelo Inep.

Cancelamento

O exame de Ensino Médio, que seria realizado neste sábado e domingo, foi cancelado após suspeitas de vazamento de questões. As suspeitas de fraude no exame ocorreram após um homem ter telefonado para o jornal O Estado de S. Paulo informando que tinha em mãos duas das provas que seriam aplicadas no sábado pelo Ministério da Educação. Nas provas havia questões com o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, uma tirinha da personagem argentina Mafalda e um exercício sobre índices de desmatamento na Amazônia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES