Ministério cancela registro de 73 médicos estrangeiros

Decisão foi publicada nesta quinta (24) no Diário Oficial da União.

| Reprodução/Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde cancelou o registro para exercício da medicina de 73 médicos participantes do programa Mais Médicos. As portarias com as decisões foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta (24) e assinadas pelo secretário substituto de gestão do trabalho e da educação na saúde, responsável pelo programa dentro da pasta.

Até a publicação desta reportagem, o Ministério da Saúde não havia confirmado se todos os médicos com registro cancelado eram cubanos. O país caribenho decidiu retirar seus profissionais do país no dia 14 de novembro, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" do então presidente eleito Jair Bolsonaro, agora no cargo.

Substituição

Nesta segunda (21), o ministério alterou em cerca de duas semanas as datas para que brasileiros e estrangeiros formados no exterior escolham municípios de atuação pelo Mais Médicos. Os profissionais com diploma de fora do país poderão optar por vagas entre 1.460 postos de trabalho disponíveis.

O edital foi aberto para ocupar as 8.517 vagas deixadas pelos cubanos no programa — 7.057 das quais já foram preenchidas. Nas duas primeiras etapas de seleção, puderam se inscrever apenas brasileiros com diploma registrado no país. As vagas remanescentes foram, então, oferecidas a médicos formados no exterior.

Criado em 2013, durante o governo Dilma Rousseff, para atrair médicos para as regiões mais afastadas do país, o programa atende cerca de 63 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES