Ministério da Saúde autoriza mais de 6 milhões para o HU-Piauí

A informação foi publicada no D.O.U desta sexta-feira (01)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O repasse financeiro para o Hospital Universitário (HU-UFPI) foi ampliado. A informação foi publicada na última sexta-feira (01) no Diário Oficial da União com portaria de nº 562/16, que amplia o repasse financeiro ao Hospital Universitário (HU-UFPI). O aumento deve-se à ampliação dos serviços de saúde deste hospital e corresponde ao montante de 6 milhões de reais ao ano. Outra portaria, de n°536/16, autoriza ainda o repasse anual de 396 mil e 921 reais para o HU, recurso decorrente da recente habilitação do serviço de terapia enteral e parenteral. 

O HU deverá funcionar plenamente por meio de 10 salas de cirurgias, abertura da nova UTI, da Unidade Coronariana e do serviço de Oncologia. O Hospital também passará a funcionar com maior número de leitos: o estabelecimento conta com 160 leitos (150 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI) e passará a contar com 203 leitos (178 enfermarias e 25 UTI). Isso foi definido após sucessivas discussões envolvendo Ministério da Saúde, o secretário municipal de Saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, SESAPI, além de representantes da EBSERH.

Segundo Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde de Teresina, os repasses federais trarão benefícios para o sistema de saúde: “Em uma política de incremento de recursos para o município de Teresina e para o estado do Piauí, o Ministério da Saúde aportou essa quantidade de recursos que vai viabilizar melhores condições para que o Hospital Universitário possa custear os seus novos leitos. Os custos dos tratamentos médicos são elevados, havendo necessidade de aporte financeiro federal”, afirma.

O secretário acrescenta ainda: “Há uma grande expectativa de que o HU funcione plenamente, dobrando o seu número de cirurgias, podendo chegar a realizar 600 por mês, inclusive aquelas de grande porte, notadamente na área cardíaca. Isso terá reflexo positivo no município de Teresina e em todo o Piauí, ajudando a reduzir a fila de cirurgias eletivas bem como servindo de apoio à rede de urgência”, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES