Ministério da Saúde confirma 3º caso de varíola dos macacos no Brasil

O paciente está em isolamento domiciliar, junto com os seus contatos, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pela SES e secretaria de saúde da Capital.

Ministério da Saúde confirma terceiro caso de varíola dos macacos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Terceiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado, na noite de domingo (12), pelo Ministério da Saúde. O infectado pela doença é um homem, 51 anos, que estava em Portugal e chegou em Porto Alegre. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, o caso está sendo monitorado desde o dia 27 de maio.

A SES informou que o resultado foi confirmado laboratorialmente por RT-PCR pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo (IAL/SP).

Leia Mais

Ministério da Saúde confirma terceiro caso de varíola dos macacos (Foto: Divulgação)O paciente está em isolamento domiciliar, junto com os seus contatos, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pela SES e secretaria de saúde da Capital. O homem é morador de Portugal.

A SES informou que o homem procurou atendimento médico nos dias 19 e 23 de maio. Paciente desconhece contato com pessoas em Portugal que sejam confirmadas ou suspeitas para a doença varíola do macaco.

De acordo com o Ministério da Saúde todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos, tanto nacionalmente quanto do voo internacional, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Brasil tem três casos confirmados de varíola dos macacos, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Estão em investigação seis casos suspeitos. Todos seguem em isolados e em monitoramento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES