Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS para Manaus

Nesta quinta-feira (23), novos profissionais de saúde saíram de Brasília com destino a Manaus. A capital do Amazonas é uma das cidades mais afetadas pelo coronavírus, com mais de 2.800 pessoas infectadas

Equipe | Arthur Castro/Secom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Novos profissionais de saúde saíram de Brasília com destino a Manaus nesta quinta-feira, 23. A capital do Amazonas é uma das cidades mais afetadas pelo coronavírus, com mais de 2.800 pessoas infectadas e um número de mortes que passa de 200. Essa equipe é composta por 13 profissionais, sendo 2 fisioterapeutas, 3 médicos e 8 enfermeiros. De acordo com o ministro da Saúde, Nelson Teich, é um uma ajuda do Governo Federal ao estado. 

“A gente também embarcou hoje para Manaus, os profissionais da Força Nacional do SUS, para reforçar por lá, o combate ao novo coronavírus”. 

Pelos próximos dez dias, a equipe vai reforçar a capacidade de atendimento à população, uma vez que o município de Manaus está com capacidade de atendimento hospitalar próximo ao limite, devido à pandemia da Covid-19. Além dos esforços para melhorar a atenção à saúde da população de Manaus, o Governo Federal realizou investimento para habilitar Unidades de Terapia Intensiva por todo o país, como afirmou o ministro Teich. 

“A gente habilitou 1.134 leitos de UTI pelo Brasil, nos mais diferentes estados, e isso vai representar um investimento [para a União] no cuidado de R$163 milhões ao longo de 90 dias”. 

Vale destacar que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) é formada por profissionais de saúde voluntários de várias áreas do Brasil e que são deslocados para agir no atendimento às vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico e desassistência quando for superada a capacidade de resposta do estado ou município - como é o atual caso de Manaus, em relação ao coronavírus.  E, para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br. (Por Janary Bastos Damacena/Agência RadioMais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES