Ministério da Saúde faz segunda chamada para o 'Mais Médicos' no Piauí

Ao todo 25 municípios do Estado estão com vagas abertas para os profissionais de saúde

Ministério da Saúde faz segunda chamada para o 'Mais Médicos' no Piauí | Sesapi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), através do “Programa Mais Médicos”, está com vagas abertas para médicos em 25 municípios do Piauí. Atualmente, existem 43 vagas em aberto para o programa, sendo que 26 delas são remanescentes da primeira chamada do edital n° 5 de 8 de Março de 2021, que ofertou 71 vagas mas apenas 41 foram preenchidas. Esta é a segunda chamada que o Ministério da Saúde faz para estas cidades. 

As cidades com vagas em aberto são Antônio Almeida, Barras, Belém do Piauí, Bertolínia, Boa Hora, Campo Maior, Cocal, Corrente, Cristalândia, Esperantina, Inhuma, Jurema, Luzilândia, Madeiro, Manoel Emídio, Miguel Alves, Oeiras, Paes Landim, Palmeirais, Pavussú, Ribeira, São Francisco de Assis do Piauí, São Luís do Piauí, São Pedro do Piauí, Uruçuí. Os profissionais interessados têm até o dia 2 de junho para escolher o município que vai trabalhar e até dia 6 de junho para confirmar a escolha. 

No Piauí, o programa está funcionando em 130 municípios, onde atuam 308 profissionais. Deste total, 214 são médicos formados no Brasil; 61 são brasileiros formados no exterior e 33 são médicos cubanos reintegrados ao programa. 

No Piauí, o programa está funcionando em 130 municípios, onde atuam 308 profissionais - Foto: Divulgação/Sesapi

A coordenadora do programa no Piauí, Idvani Braga, explica que os profissionais para as vagas em aberto já foram chamados pelo Ministério da Saúde, mas como eles desistiram foi aberta seleção para segunda chamada para preencher as vagas  remanescentes. “Quando os profissionais se inscrevem no Programa e não assumem quando são chamados, há um atraso no preenchimento das vagas. Com as desistências, o atendimento à população desses municípios fica prejudicado pela falta do profissional”, afirma.

O Programa Mais Médicos é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com estados e municípios para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto visa ao fortalecimento da Atenção Básica no país, levando mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Para participar do Mais Médicos, os profissionais precisam de formação em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil (registro no CRM).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES