Ministério da Saúde investiga 7 casos suspeitos de sarampo no Piauí

O levantamento aponta que, ao todo, 12 exames foram solicitados.

casos de sarampo | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) investigam, no momento, 7 casos suspeitos de sarampo no estado. Entre eles estão dois pacientes de Teresina, quatro em Milton Brandão e um em São Miguel do Tapuio.

O Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (27) informava que cinco exames sorológicos (IgM) estavam em fase de triagem e outros três em análise na unidade. A Sesapi atualizou o quadro nesta segunda-feira (30) e informou que um já foi descartado, confirmando que o número de casos suspeitos está em 7. 

Ministério da Saúde investiga casos suspeitos de sarampo (Foto: Getty Images)

Segundo secretaria, o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, estão com amostras dos casos suspeitos para investigação. O levantamento aponta que, ao todo, 12 exames foram solicitados. Destes, quatro tiveram o resultado liberado, sendo dois positivos, um negativo e um inconclusivo.

Sarampo: uma doença grave e sem tratamento específico

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. 

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas descritos acima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES