Ministério Público pede à Justiça para suspender concurso da PRF

O certame é alvo de ação judicial para garantir a reserva de 20% dos postos a candidatos negros em todas as fases da seleção

PRF | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), destinado a preencher 1.500 vagas imediatas, o é alvo de ação judicial movida pelo Ministério Público Federal (MPF) para garantir a reserva de 20% dos postos a candidatos negros em todas as fases da seleção, e não apenas na apuração da classificação final.

Concurso da PRF é alvo de ação judicial (Foto: Divulgação)A ação também pede a suspensão do processo seletivo até que a regra de cotas adotada para correção das provas discursivas seja revista pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), banca responsável pela organização do certame.

Em despacho assinado ontem, o juiz federal Edmilson da Silva Pimenta, titular da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Sergipe, deu prazo de 72 horas para que o Cebraspe se manifeste sobre a demanda do MPF, antes de decidir se concede ou não a liminar para paralisação do concurso.

Procurado pelo JC Concursos, o Cebraspe não quis comentar o caso. A banca informou apenas, por meio de sua assessoria de imprensa, "que se manifestará nos autos do processo".

Saiba como é a seleção

Válidas pela primeira fase, as provas objetiva e discursiva foram aplicadas em 9 de maio. Em seguida, a banca iniciou a convocação dos candidatos aprovados para as seguintes etapas:

exame de aptidão física;

avaliações psicológica e de saúde;

análise de títulos;

apresentação de documentos;

investigação social.

Detalhes sobre o edital

No total, 304,3 mil candidatos disputam 1.500 vagas para policial rodoviário. Opção para profissionais com curso superior em qualquer área, a carreira oferece salário inicial de R$ 10.357,88 – já considerando o auxílio alimentação de R$ 458.

Do total de oportunidades, 1.125 são para ampla concorrência. As outras 375 chances estão distribuídas da seguinte forma: 300 reservadas a candidatos negros e 75 a pessoas com deficiência.

Há também a expectativa de convocação de 500 excedentes no início de 2022, totalizando 2.000 nomeações, segundo informou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES