Ministro: “80 tiros não é normal, e vamos cortar na própria carne”

De acordo com a Polícia Civil, há indícios de que militares do Exército confundiram o veículo com o de criminosos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, classificou como um "lamentável incidente" a morte do músico Evaldo dos Santos Rosa, no Rio de Janeiro, por militares do Exército. O carro em que Evaldo estava com a família foi alvo de mais de 80 tiros. Segundo perícia da Polícia Civil, “tudo indica” que os militares confundiram o carro da família com o de assaltantes.

O ministro participou de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados para apresentar programas e prioridade da pasta.

“Lamentável incidente. Agora, foi um incidente, vamos apurar e cortar na própria carne, como estamos fazendo agora”, disse Azevedo e Silva.

“Foi um acidente lamentável, triste, mas foi um fato isolado no contexto das operações que os militares brasileiros foram envolvidos até agora, e será apurado até as últimas consequências”, completou o ministro.

O ministro ressaltou que as tropas brasileiras em missões de paz pelo mundo são reconhecidas pelo zelo no cumprimento das “regras de engajamento”.

“Eu fui chefe de operações no Haiti. Peguei o contingente no início. Fazíamos um esforço para seguir as regras de engajamento ao máximo para não ter alguma perda civil, particularmente de jovens, crianças, mulheres, e por trezes anos não aconteceu nada. A missão de paz nossa em todos os lugares é muito elogiada exatamente por esse item”, declarou.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados 

"Nós não tivemos nenhum caso de assédio, dano à população local e eu faço também as mesmas coisas no GLO (Garantia da Lei e da Ordem) nosso. Infelizmente no Rio de Janeiro aconteceu”, disse o ministro.

A morte de Evaldo é investigada pelo Exército. Na segunda-feira (8), dez militares foram presos.

As cinco pessoas que estavam no carro iam para um chá de bebê: Evaldo, a esposa, o filho de 7 anos, o sogro de Evaldo (padastro da esposa) e outra mulher. O caso ocorreu no domingo (7), em Guadalupe, na Zona Norte do Rio.

O sogro, Sérgio, foi baleado nos glúteos. A esposa, o filho de 7 anos e a amiga não se feriram. Um pedestre que passava no local também ficou ferido ao tentar ajudar.

Fernando Azevedo e Silva disse ainda que a Justiça Militar é célere e vai tratar o caso com a rapidez necessária.

“Estão sendo investigados e vai se chegar [a um resultado]. Porque não seguiram as regras. 80 tiros não é normal. Mas não posso dizer se foi A, se foi B, se foi C, se não está conclusa a investigação”, afirmou.

"Tem um civil morto. Não estou escondendo isso. Acho que nós fomos muito rápidos e muito precisos em ouvir todos em uma noite. Falei com o presidente isso e o presidente disse: 'Apure o que tem de ser apurado' ", disse Azevedo e Silva.

Reprodução

Milícias e intervenção no Rio

Ao ser questionado sobre as milícias no Rio, o ministro disse que elas surgiram com a intenção de “proteger a comunidade”.

Ele foi confrontado pela deputada Talíria Petrone (PcdoB-RJ), que afirmou se tratarem de grupos que mantêm “domínio armado sobre territórios, com corrupção vinculada à policiar e aos militares”.

“A origem que eu digo são nos meus tempos de tente capitão, há muito tempo. Mas desvirtuou, você tem razão. São bandos armados”, declarou Azevedo e Silva.

O ministro afirmou que as milícias foram mapeadas durante a intervenção federal na segurança pública do Rio e que os dados foram entregues ao setor de segurança pública do estado.

Ainda sobre a intervenção no Rio, o ministro disse considerar a estrutura montada pelo plano estratégico de segurança pública o maior legado da operação.

“Foi uma atenção maior à polícia militar, polícia civil, à secretaria de segurança à época. A polícia do Rio de Janeiro vai ficar com outra estrutura”, afirmou.Evaldo dos Santos Rosa.

Evaldo dos Santos Rosa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES