Ministro Abraham Weintraub sugere adiar Enem “de 30 a 60 dias”

Declaração do ministro ocorre um dia após o Senado aprovar o adiamento de exames de acesso ao ensino superior

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quarta-feira (20) que "sugere" que a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para novembro, seja adiada "de 30 a 60 dias".

"Diante dos recentes acontecimentos no Congresso e conversando com líderes do centro, sugiro que o Enem seja adiado de 30 a 60 dias", afirmou. "Peço que escutem os mais de 4 milhões de estudantes já inscritos para a escolha da nova data de aplicação do exame", escreveu Weintraub em uma rede social.

A declaração do ministro ocorre um dia após o Senado aprovar o adiamento de exames de acesso ao ensino superior, entre eles o Enem. O projeto ainda precisa passar pela Câmara e, depois, ser encaminhado para sanção ou veto presidencial.

Entidades estudantis, universidades e colégios federais pedem o adiamento da avaliação, argumentando que os alunos mais pobres não têm acesso ao ensino remoto durante o período de suspensão das aulas presenciais. Consequentemente, haverá uma ampliação das desigualdades sociais se o calendário inicial não for alterado.

Há pouco mais de uma semana, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) entraram com um mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo que o Enem fosse adiado. Segundo a Ubes, um abaixo-assinado já reuniu 350 mil assinaturas pedindo o adiamento da prova.

Wilson Dias/Agência Brasil

Bolsonaro diz que candidatos precisam ser ouvidos

Na manhã desta quarta, o presidente Jair Bolsonaro afirmou em frente ao Palácio do Alvorada que será preciso ouvir os candidatos sobre a mudança da data. "Prova do Enem, acho que temos que ouvir os que vão fazer a prova", afirmou.

Nesta terça-feira (19), Weintrab já havia afirmado que vai abrir uma consulta aos estudantes que se inscreveram no Enem para saber o que eles pensam sobre a data do exame. A consulta será feita por meio da página do participante. "O MEC fará uma consulta, na última semana de junho, a todos os inscritos, através da “Página do Participante”, do @inep_oficial. Vamos manter a data? Adiar por 30 dias? Suspender até o fim da pandemia?", escreveu o ministro.

Há uma semana, Bolsonaro afirmou que o Enem pode ser adiado “um pouco”, mas que precisa ser realizado ainda em 2020.

Cronograma do Enem

Por enquanto, a aplicação do Enem está mantida para novembro. Pelo cronograma inicial, a avaliação ocorrerá em:

-1º e 8 de novembro: versão presencial

-22 e 29 de novembro: versão digital (inédita)

Em nota, o Inep ressalta que, como "ainda estamos enfrentando a situação de emergência de saúde pública", por causa da pandemia do novo coronavírus, não é possível tomar decisões por ora.

O órgão diz também que "está buscando garantir a execução adequada (do Enem), não apenas para cumprir com seu dever institucional, mas, principalmente, para não prejudicar mais ainda a sociedade brasileira".

O Enem recebeu, até domingo (17), 3.548.099 inscrições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES