Ministro Celso de Mello chega aos 74, a um ano de deixar o STF

É um jurista e magistrado brasileiro de relevante influência, muito respeitado por suas posições e por seu saber jurídico

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), está complentando hoje 74 anos de idade, nascido em Tatuí, São Paulo, em 01 de Novembro de 1945. É um jurista e magistrado brasileiro de relevante influência, muito respeitado por suas posições e por seu saber jurídico. É ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 1989, nomeado pelo então Presidente José Sarney. Foi o 47º presidente do STF, de 22 de Maio 1997 a 27 de Maio de 1999.

Em Novembro de 2020, ao completar 75 anos de idade, o Ministro Celso de Mello ingressa na chamada aposentadoria compulsória, sendo compelido, portanto, a deixar o Supremo Tribunal Federal.

Celso de Mello formou-se pela Universidade de São Paulo em 1969 e foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo desde 1970 até ser nomeado para a Suprema Corte pelo presidente da República José Sarney. Viajou de 1963 a 1964 para os Estados Unidos da América a fim de completar seus estudos colegiais na Robert E. Lee Senior High School em Jacksonville, Flórida.

Carlos Moura/SCO/STF 

Tornou-se promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo em 1970, aprovado em primeiro lugar em concurso público de provas e títulos, atuando na Comarca de Cândido Mota, interior do Estado de São Paulo. Sua atuação como promotor ganhou notoriedade pois agia com independência e fazia duras críticas às torturas e ilegalidades praticadas durante a ditadura militar de 1964.

Conhecido por sua densa cultura jurídica, é notório por seus votos longos e didáticos, possui uma formação liberal e de ideias progressistas. Os votos proferidos pelo ministro Celso de Mello representam destacada contribuição para o aperfeiçoamento da jurisprudência constitucional do STF após a promulgação da Constituição Federal de 1988 e têm servido de base para a construção de novas linhas de pensamento no âmbito da doutrina brasileira da Ciência do Direito, sobretudo no campo do Direito Público, especialmente no tocante à pesquisa acerca do controle, pelo Poder Judiciário, da legalidade dos atos administrativos e da constitucionalidade dos atos parlamentares, bem como no que se refere ao exame dos limites aos poderes estatais em face da proteção dos direitos fundamentais.

O elevado conceito de que o Ministro Celso de Mello desfruta dentro e fora do STF, tem sido evidenciado em vários momentos, a exemplo da recente manifestação do Ministro Gilmar Mendes, também membro da Suprema Corte, postada em seu twitter: “ A história de um Juiz Constitucional como Celso de Mello exige respeito. Seu legado jurisprudencial de mais de 30 anos na Suprema Corte é perene e não será desfeito sequer por alterações na sua composição. A biografia do decano é inapagável.”

Carlos Moura/SCO/STF/Divulgação 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES