Ministro da Saúde vem ao PI assinar convênio de R$ 3 mi para obra

Valor será usado na construção Centro de Atenção à Saúde da Mulher

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima sexta-feira (08) o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, vem a Teresina assinar o convênio que autoriza o repasse de R$ 3.400.000 em recursos para a construção do Centro de Atenção à Saúde da Mulher em Teresina. O novo centro vai se tornar um espaço de referência no atendimento à população feminina, oferecendo tratamentos e exames especializados. 

Na oportunidade, o Prefeito Firmino Filho assina ainda a autorização para o processo de licitação da obra, que será iniciado imediatamente. “A pretensão do município de Teresina é possibilitar o mais rápido possível a execução da obra em prol da saúde da mulher”, diz o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes. 

O novo Centro funcionará em um anexo do Lineu Araújo e terá como público alvo as mulheres a partir da adolescência (14 anos) até a terceira idade. “Todas as principais necessidades que as mulheres possuem serão contempladas e concentradas neste espaço”, informa Sílvio Mendes. O atendimento será feito por uma equipe multiprofissional, das áreas de ginecologia, mastologia, radiologia, ultrassom, entre outras.

Serão ofertados serviços de prevenção e diagnóstico das principais doenças que acometem o público feminino, como câncer de mama e câncer de colo de útero. Haverá ainda um serviço voltado às mulheres no climatério (menopausa), fase da vida que requer acompanhamento em diversas áreas médicas.

“Além disso, será disponibilizado um serviço voltado aos problemas de infertilidade feminina, com possibilidade de realização de inseminação artificial com casos de indicação, procedimento caro e inacessível para muitas pessoas”, diz o presidente.

Durante o evento, o Ministro da Saúde receberá ainda o software desenvolvido pela FMS para o sistema online de regulação de consultas e exames. A ideia é que a experiência bem-sucedida se torne um projeto piloto para aplicação em outras regiões do país.

O sistema permitiu melhorias na organização e segurança da marcação de consultas e exames, pois agora o acesso só é permitido em computadores com IPs cadastrados. No agendamento das consultas especializadas existe uma escala de prioridades das unidades de saúde prestadoras de serviço da capital. Nas unidades de saúde todos que tem acesso podem ver as vagas dos especialistas disponíveis em até sete dias úteis. E o sistema também dá a data e o horário que o atendimento e consulta serão realizados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES