Ministro do Turismo assume compromisso com Cinemateca Brasileira

Ao lado do novo secretário Especial da Cultura, Mário Frias, Álvaro Antônio foi apresentado à história do audiovisual no país

Durante visita, ministro destacou a intenção da Pasta na manutenção da instituição. | Roberto Castro/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, acompanhado do secretário Especial da Cultura, Mário Frias, visitou, nesta terça-feira (22.06), as instalações da Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP). Durante a passagem, Álvaro Antônio se reuniu com membros da Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp), responsável pela gestão da instituição cinematográfica. O objetivo da agenda foi discutir possibilidades para a solução dos impasses do local, que possui o maior acervo audiovisual da América do Sul. 

No encontro, o ministro destacou a intenção da Pasta na manutenção da instituição. “Vir pra cá demonstra a nossa intenção de  restabelecer a Cinemateca e dar vida nova à instituição. Podem ter certeza que, junto com o novo secretário de Cultura, estamos fazendo de tudo para resgatar e resolver o impasse dessa instituição que é tão importante para o Brasil e para o mundo”, destacou.

Criada há 80 anos com o intuito de estudar o cinema como arte independente por meio de projeções, conferências, debates e publicações, a Cinemateca Brasileira se tornou uma das maiores instituições audiovisuais do mundo. Atualmente, ela é responsável pela manutenção e preservação de cerca de 250 mil rolos em seu acervo, o que corresponde a aproximadamente 40 mil filmes, e 1 milhão de itens relacionados ao cinema. Além disso, o espaço é palco de importantes festivais para o fomento do audiovisual. 

Sem contrato com a Acerp desde o fim do ano passado, o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial da Cultura estão buscando uma solução para a manutenção e preservação da Cinemateca Brasileira. O secretário Especial da Cultura, Mário Frias, reforçou a importância de se ter uma solução, observando os princípios legais. “Minha preocupação é manter a cinemateca. Queremos a solução, tudo dentro da legalidade”, disse. (Por Victor Maciel / MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES