Ministro vem ao PI assinar acordo para gestão da Serra da Capivara

Ministro da Cultura assinará minuta de acordo de cooperação.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Cultura, Roberto Freire, vem ao Piauí nesta quarta-feira (25) realizar agenda oficial com o governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho, no município de São Raimundo Nonato.

O objetivo dessa visita é dialogar com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan);  do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); da Secretaria de Biodiversidade e Florestas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) sobre a importância da gestão compartilhada do Parque Nacional da Serra da Capiva. Na oportunidade, será assinada a minuta de acordo de cooperação para a gestão do Parque.

Segundo Kátia Bogéa, presidente do Iphan, é um desafio montar uma gestão compartilhada onde se possam dividir as responsabilidades e somar os esforços em benefício do patrimônio mundial e de sua preservação, que é um dever de todos.

“É um Parque natural, mas que tem um conjunto muito importante de patrimônio arqueológico, além de ser um patrimônio mundial, que envolve a responsabilidade de muitos. Amanhã está chegando o ministro da Cultura, Roberto Freire, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus e representantes do BNDES, que vem discutir sobre a implantação de um museu voltado para a natureza, ou seja, todos os equipamentos que busquem a melhor gestão do Parque para que possa atrair um número cada vez maior de visitantes", declarou.  

"Dessa forma, não só ser conhecido por todos, mas buscar vetor turístico que traria para região esse componente importante de desenvolvimento social econômico, ainda mais agora nesse momento de crise que o país está passando, que precisa gerar emprego e trazer novas oportunidades”, destacou a presidente do Iphan.

Para Niéde Guidon, arqueóloga e presidente da Fundham, a medida é vista como solução para evitar crise financeira do Parque.

“Agora vamos organizar tudo para que juntos com o ICMbio, Iphan e a fundação possamos garantir a conservação desse patrimônio, sobretudo da manutenção dessa estrutura do parque, que é uma coisa única, considerada pela Unesco como uma das melhores", ressaltou. "Então, juntos vamos lutar e a Serra da Capivara vai realmente chegar onde ela quer chegar como atrativo turístico  e vai trazer recursos para a região para que não tenhamos mais essa situação de necessidades, da seca e falta de recursos, pois única esperança para essa região é a Serra da Capivara”, afirmou.

Já a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, pontua esse evento como um marco na gestão do Parque. “O Parque Nacional da Serra da Capivara é administrado pela Fundham através de um termo de parceria feito com o ICMBio, que é o órgão responsável  pela gestão do Parque. Outros parceiros tem intervindo também na gestão como próprio Iphan e o Governo do Estado do Piauí, que são parcerias necessárias para que o Parque ganhe a importância que ele tem. Além disso, estamos trazendo também os municípios do entorno desse nosso patrimônio para essa discursão. Nós teremos aqui o governador Wellington Dias, o ministro da Cultura e todos os atores para discutir a consolidação do Parque”, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES