Miniusina de Energia Solar pode empregar 16% de município do Piauí

Ao todo, serão oito miniusinas no Piauí utilizando a luz do sol como matriz energética

Viviane Moura, superintendente de PPP. | Nadja Dias/Ascom Suparc-PI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Coivaras, que possui uma população de 4 mil habitantes, localizado há 77 km de Teresina, recebe uma miniusina de energia solar de administração e responsabilidade do Governo do Estado do Piauí, parte de projeto de Parceria Público-Privada de Miniusinas de Energia Solar, gerenciado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (SUPARC-PI)

A instalação da miniusina poderá empregar até 16% da população do município, de forma direta e indireta. Em Coivaras, a criação dos novos postos de trabalho será de grande impacto. “Estima-se a criação de 50 empregos diretos e mais de 600 postos de trabalho indiretos com a criação desse sistema de energia renovável. Isso permite novas oportunidades para a comunidade dessas cidades, a partir da necessidade de capacitação de mão de obra qualificada”, explica Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões. 

Viviane Moura, a superintendente. Crédito: Nadja Dias/Ascom Suparc-PI.

A miniusina de Coivaras, por exemplo, vai atender a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A energia gerada na estrutura ficará como crédito ao Governo do Estado do Piauí à Equatorial Energia, permitindo economia para os cofres públicos. O projeto é ousado, pois leva em consideração a sustentabilidade e autossuficiência energética da região ao Norte do Estado, que está próxima de centros urbanos como Campo Maior. 

Ao todo, serão oito em localizações estratégicas do território, gerando emprego e renda no interior. A miniusina a ser instalada no município de Coivaras tem capacidade de produção de 5 megawatts (MW), mais do que o suficiente para atender a Sesapi. Para se ter ideia, o consumo médio mensal por leito de hospitais e clínicas é de 1.016 KWh ao mês. Já o de um hospital é de até 425 kWh ao mês, um valor bem inferior à capacidade produtiva de energia limpa. 

A PPP de Miniusinas de Energia Solar já passou por processo de viabilidade, consulta pública, licitação e agora segue com a implantação, após a assinatura do contrato. Serão três responsáveis pela implantação das miniusinas no Piauí: Energias Sustentáveis do Piaui (2 lotes que representa 4 miniusinas), GM Energia (1 lote que representa 2 miniusinas) e Brenge Par (1 lote que representa 2 miniusinas). Em pleno funcionamento, o parque de energia solar do Piauí vai gerar 40MW, somando as oito mini usinas em implantação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES