Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Missa homenageia Gonzaga em Teresina

Grupos de música nordestina se apresentarão durante o ato religioso

Missa homenageia Gonzaga  em Teresina
Missa em homenagem ao Rei do Baião | div
Compartilhe

\"\"


Uma missa para celebrar os 106 anos do nascimento do sanfoneiro Luiz Gonzaga será realizada nesta quinta-feira (13), na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, a partir das 18h30. Grupos de música nordestina se apresentarão durante o ato religioso para homenageá-lo.

Velho Lua, como também é conhecido Luiz Gonzaga, nasceu no dia 13 de dezembro de 1912. No Piauí, o sanfoneiro ganhou uma comemoração especial para festejar a sua obra. Há nove anos, a Colônia Gonzaguiana de Teresina (grupo de fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores), realiza essa celebração que objetiva resgatar o trabalho de Gonzaga e valorizar manifestações culturais nordestinas. A missa será presidida pelo pároco Antonio Cruz.


\"\"


Para o professor Wilson Seraine, presidente da Colônia Gonzaguiana, idealizador do evento e um estudioso da obra e vida de Luiz Gonzaga, a celebração já integra o calendário cultural da cidade. “Nossa missa sertaneja reúne músicos, adeptos do forró e fiéis católicos. Todos com um traço em comum: a admiração pela obra de Gonzagão. Na ocasião, também festejaremos o Dia de Santa Luzia, que deu nome a Gonzaga, e o Dia Nacional do Forró”, explica Seraine. 

Durante a cerimônia, o Rei do Baião será homenageado ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo. O Baião, ritmo tradicional na cultura nordestina, fará parte da celebração. Instrumentos musicais e chapéus serão utilizados para decorar o altar da igreja. 

“Além da missa em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, também realizamos, sempre no dia 2 de agosto, data da morte do Velho Lua, a tradicional Procissão das Sanfonas. Há 10 anos,  a procissão  leva a música do Rei do Baião pelas ruas do Centro de Teresina”, destaca Wilson Seraine. 


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar