Mísseis lançados pela Coreia do Norte caem no Mar do Japão

3 projéteis disparados atingem zona econômica exclusiva japonesa

A Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos na noite deste domingo (horário de Brasília) que caíram no mar do Japão, ao leste da península da Coreia. De acordo com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em declaração ao Parlamento de seu país, três dos quatro projéteis atingiram a Zona Econômica Exclusiva do Japão. O lançamento vem num momento em que Coreia do Sul e Estados Unidos realizam exercícios militares conjuntos, o que Pyongyang vê como preparativos para uma invasão.

Image title

O porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, Kwon Ki-joon, disse que “vários projéteis” alcançaram uma distância de cerca de 1.000 quilômetros. Os mísseis foram disparados de Tongchang-ri, na província de Pyongan do Norte. A área abriga a estação satélite de Seohae, onde foram conduzidos lançamentos de foguetes de longo alcance proibidos nos últimos anos.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos estão realizando exercícios militares anuais, conhecidos como Foal Eagle, que ambos os países dizem ser de natureza defensiva. Os treinamentos, no entanto, geralmente são acompanhado de condenações e retaliações por parte de Pyongyang.

Os disparos também ocorrem um mês depois que a Coreia do Norte testou um novo tipo de míssil balístico: o Pukguksong-2, de médio e longo alcance. O projétil foi lançado da província de Pyongan e percorreu 500 quilômetros antes de cair no Mar do Japão, no dia em que Abe visitava o presidente dos EUA, Donald Trump.

No ano passado, a Coreia do Norte disparou vários mísseis de curto e médio alcance e anunciou que poderia colocar ogivas nucleares em suas armas. O país já fez cinco testes nucleares.

Fonte: Com informações do OGlobo
logomarca do portal meionorte..com