Mitos e verdades sobre a ação da Covid-19 no cérebro

Médico neurocirurgião aponta os mitos e verdades sobre a interferência da Covid-19 na saúde do cérebro

Ação da Covid-19 no cérebro | NIAID via Wikimedia Commons - CC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com muitas especulações sobre o que a Covid-19 causa no organismo, as sequelas, os sintomas, o neurocirurgião da UNICAMP, Dr. Marcelo Valadares, que ministra a disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e do Hospital Albert Einstein esclarece alguns pontos e desvenda o que é mito e verdade.

A Covid-19 pode interferir nas funções cognitivas? Verdade.

Trabalho publicado pelp InCor (Instituto do Coração) da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), aponta que após o fim da infecção podem surgir  perda de memória, dificuldade em manter o foco e dificuldades com a percepção visual.

A perda do olfato é sintoma incomum após o paciente ser infectado? Mito.

Com a infecão é comum que lesões nos nervos e bulbos olfatórios provoquem à perda de olfato. Pesquisa feita na Europa em 2020 aponta que em 87% dos pacientes a perda do olfato foi um dos sintomas mais comuns. A incidência de casos permanentes seja cerca de 5%.

Ação da Covid-19 no cérebro humano (Foto: NIAID via Wikimedia Commons - CC)

A infecção por Covid-19 aumenta as chances do AVC? Verdade.

A infecção pela Covid-19 está relacionada ao aumento na formação de coágulos em artérias, e isso pode provocar o AVC. Nos Estados Unidos, pesquisas internacionais identificaram que muitos pacientes jovens com a Covid-19 também foram diagnosticados com Acidente Vascular Cerebral.

O vírus pode ter sequelas neurológicas permanentes? Mito.

A infecção pela Covid-19 demonstrou causar sintomas de longo prazo. Além da perda do olfato, os pacientes podem sentir dores de cabeça crônica, a já citada sensação de fadiga no corpo, tontura, fraqueza generalizada e até mesmo ansiedade e depressão. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES