Moçambique confirma novos casos de cólera após passagem de ciclone

Segundo o governo do país, 139 pessoas foram diagnosticadas com a doença na sexta-feira. Cinco pessoas já morreram.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de Moçambique confirmou nesta sexta-feira (29) o diganóstico de 139 novos casos de cólera, após a passagem do ciclone Idai.

Centenas de pessoas morreram em decorrência do desastre. Segundo a Reuters, o número de vítimas fatais chega a 746.

Os novos casos de cólera foram diagnosticados na cidade potuária de Beira, na província de Sofala, a segunda maior do país.

Foto: Reuters/Mike HutchingsDe acordo com o governo, Nenhuma das 139 pessoas que deram entrada no sistema de saúde com a doença na sexta-feira morreu. Porém, duas mortes de outras vítimas ainda sem causa confirmada foram notificadas.

Na quarta-feira, autoridades do país haviam confirmado cinco mortes por cólera.

Doença se espalha rápido

O cólera se espalha pela contaminação de água ou comida por fezes. Surtos podem se desenvolver rapidamente durante crises humanitárias em que os sistemas de saneamento entram em colapso. A doença pode matar dentro de horas, caso não haja tratamento.

O Idai chegou a Moçambique no dia 14 de março com ventos de mais de 170 km/h, e foi seguido de fortes chuvas. Sua passagem danificou casas, provocou inundações e deixou destruída a cidade de Beira. Mais de 1,8 milhão de pessoas foram afetadas.

 Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP

Ajuda humanitária

A Unicef (sigla em inglês para Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas) lançou, também nesta quarta (27), um apelo para conseguir US$ 122 milhões (cerca de R$ 488 milhões) em ajuda humanitária destinada a Moçambique, Zimbábue e Malauí.

Segundo a Unicef, são 3 milhões de pessoas afetadas nos três países — e cerca de metade são crianças.

Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP

Uma tropa de 20 bombeiros de Minas Gerais que atuaram nos trabalhos de busca da tragédia de Brumadinho, embarcou na noite desta sexta-feira do Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte, para Moçambique, país arrasado pelo ciclone Idai.

Eles devem chegar à Beira na tarde de domingo. A previsão de participação na Operação é de 15 dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES