Modelo Home Office deve ser tendência após a pandemia?

Especialista fala sobre o futuro do trabalho remoto

Homeoffice | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A princípio o trabalho em casa, o famoso home office, foi a alternativa encontrada pelas empresas para enfrentar o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Passou a ser a solução encontrada para continuarem ativas no momento em que as atividades econômicas tiveram que ser interrompidas, pelo menos de forma presencial. 

O trabalho a distância, no início, foi difícil para a grande parte de colaboradores habituados ao trabalho presencial, mas com o tempo, as empresas criaram algumas estratégias para manter as equipes integradas como: rodas de discussão, happy hours virtuais, homenagens, dentre outras, a ponto de hoje, esse modelo se tornar uma tendência no mundo, mesmo com o fim da pandemia. 

Trabalho homeofiice - Foto: Divulgação

Muitas empresas já planejam o retorno do trabalho presencial aliado a esse novo modelo, ou seja, um esquema de trabalho que mescla o presencial e o remoto. Outras, dependendo da função do colaborador, planejam a continuação do home office. Enfim, as empresas assim como seus colaboradores possuem um novo olhar para esse trabalho prestado de casa e não pretendem excluí-lo de sua rotina.

Para a administradora e coordenadora dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos da Estácio Teresina, Ana Flávia Avelino, para muitas empresas o fim do isolamento social não significa o fim do home office. Grande parte das empresas no mundo tiveram que se ajustar a essa realidade que foi uma barreira no início, mas a adaptação e o sucesso fizeram com que essa novidade ganhasse força, a tal ponto que o home office continuará, mesmo que de forma mesclada com o presencial, a fazer parte da nossa realidade.

"No começo da pandemia muitas organizações tiveram que se reinventar. E a grande lição e talvez o segredo do sucesso desse modelo esteja justamente nessa reinvenção. As empresas começaram a visualizar novos horizontes, novas oportunidades de negócios", conta a coordenadora, que aproveita para dar algumas dicas para melhor produtividade durante o home office:

Estabelecer um horário de expediente

Planejamento diário/semanal

Escolher um local adequado para o trabalho

Trajes alinhados com a rotina de trabalho

Ter momentos de descontração com os colegas de empresa

Ana Flávia acredita que o contato com os colegas de trabalho é imprescindível, por isso muitas organizações planejam o retorno presencial, mesmo que aliado ao home office. Essa medida dá segmento ao negócio, ao tempo que reforça as medidas de segurança tão necessárias nesse período de pandemia. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES