Moradores denunciam árvores com risco de queda na zona Norte de THE

A população da zona Norte de Teresina tem reclamado de árvores sem poda e com risco de queda, já que algumas delas ficam próximas às residências e calçadas movimentadas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chegada do período chuvoso em Teresina tem deixado muita gente em alerta. A população tem reclamado de árvores sem poda e com risco de queda, já que algumas delas ficam próximas às residências e calçadas movimentadas, como a região do Jardim Botânico, localizado na zona Norte. Por lá, moradores têm solicitado a poda à Secretaria de Meio Ambiente de Teresina (SEMAN), já  que se sentem ameaçados com os grandes galhos que  passam do muro do grande jardim.

Crédito: José Alves Filho

Na segunda-feira, uma árvore caiu em frente a uma  igreja no bairro Cristo Rei, durante chuva em Teresina. Postes foram danificados, houve queda de energia e danos na estrutura da igreja.  As ventanias têm deixado muita gente assustada e também mais atenta.

A estudante Evangelina Almeida mora na zona Norte, e durante a semana utiliza a calçada próxima ao Jardim Botânico para chegar em casa. A jovem relata que agora vai ficar atenta.  “Até que eu não tinha reparado, mas realmente é perigoso, principalmente quando o vento é forte”, disse.

Em alguns pontos do Jardim, o muro está danificado e com a aparência de troncos que invadiram o limite da área. Para quem tem árvores em casa, observar com cautela as plantas pode impedir maiores estragos.

O biólogo Ribamar Júnior comenta que o desequilíbrio estrutural dessas árvores também pode ser ocasionado pela má poda, que compromete a distribuição de peso e deixa  mais propensa à queda. Outro fator também deve ser observado. “Se a árvore encontra-se em uma área isolada, onde se destaca pela grande altura, é importante verificar o estado de sanidade de suas raízes e a qualidade de seu solo”, completa Ribamar.

Crédito: José Alves Filho

As raízes com sinais de parasitoses ou infestação de doenças são outros pontos fáceis de diagnosticar. Assim como a queda de folhas fora da época, também indicam anomalias e deixam-nas mais propensas à infestação de cupins que podem enfraquecer o caule, ocasionando, quase sempre, a morte da árvore e consequentemente sua queda.

A reportagem do Jornal Meio Norte entrou em contato com a Semam, mas até o fechamento desta matéria não recebeu nenhum posicionamento. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES