mais

Morre Assis Brasil, o literata parnaibano que conquistou o país

Autor de mais de 100 livros, Assis Brasil faleceu na noite deste domingo (28) e deixa um legado de brilhante da literatura piauiense.

Morreu, na noite deste domingo (29), o escritor piauiense Assis Brasil, aos 92 anos, vítima de embolia pulmonar. Nascido em Parnaíba em 18 de fevereiro de 1929, lançou mais de cem obras, dentre romances históricos, literatura juvenil e para adultos. Também foi jornalista e escreveu inúmeros artigos para publicações de todo o Brasil. A informação do falecimento foi confirmada pela cuidadora do escritor.

No Rio de Janeiro, fez uma carreira de sucesso. O primeiro livro, "Verdes Mares Bravios", escrito por Francisco de Assis Almeida Brasil ainda aos 16 anos, foi lançado em 1955. Determinado a ser escritor desde criança, Assis Brasil encontrou na obra de José de Alencar a inspiração para contar boas histórias. 

Morre o escritor Assis Brasil. Crédito: Reprodução/Facebook.Morre o escritor Assis Brasil. Crédito: Reprodução/Facebook.

Assis Brasil escreveu obras como "Os Que Bebem Como Cães" e "Beira-Rio, Beira-Vida", clássicos em vestibulares. Além de romances históricos como "Tiradentes" e uma ampla produção em literatura infantil.

Das memórias de Parnaíba para a vida boêmia no Rio de Janeiro, Assis conta sobre o Nordeste nos livros a partir da intimidade de um piauiense que experimentou o estilo de vida cosmopolita desde cedo. A saudade da boemia de Copacabana é uma das lembranças do autor, que é uma referência literária em todo o mundo.

Com a experiência de quase um centenário, Assis Brasil ensinou que é preciso ler para entender o mundo para não se enganar com políticos. Este é Assis Brasil, um piauiense que tem o Brasil no nome e que leva a literatura do Piauí para o mundo inteiro.

Falecimento 

O escritor Assis Brasil morreu na noite deste domingo, 28, em sua residência, na Rua David Caldas, 780. O sepultamento será às 16h, no Jardim da Ressurreição. Segundo Leonardo Dias, editor e amigo de Assis Brasil, ele levou uma queda no início da semana passada, chegou a fazer cirurgia, recebeu alta e no final do dia de domingo, passou mal e não resistiu.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail