Morre bebê Yanomami com quadro grave de desnutrição e desidratação

Criança estava em Surucucu, mas mau tempo impediu remoção a Boa Vista e ele não resistiu.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um bebê Yanomami, de 1 ano e 5 meses, com quadro grave de desnutrição, desidratação e problemas respiratórios morreu neste domingo (5) em Surucucu, região de referência dentro do território para onde são levados os indígenas doentes em meio à crise humanitária. As informações são do g1.

Ele era da comunidade de Pahayd, região do Haxiu, e havia sido resgatado na tarde desse sábado (4). O menino foi levado ao posto de Surucucu, onde foi estabilizado durante à noite toda. Nesta manhã, não foi possível transferi-lo a Boa Vista devido ao mau tempo na região. O menino morreu por volta de 12h30.

Morre bebê Yanomami com quadro grave de desnutrição e desidratação (Foto: Júnior Hekurari)

"A equipe fez de tudo. Tudo, tudo, tudo, mas, infelizmente, a chuva e o tempo não permitiram que o helicóptero chegasse a tempo para levá-lo a Boa Vista", disse o líder indígena Júnior Hekurari Yanomami, que está na região.

Surucucu é considerada uma região de referência para atendimentos de saúde na Terra Yanomami. Lá, há uma unidade básica de saúde com estrutura precária - a enfermaria, onde são internados os indígenas, se resume a um barracão de madeira de chão batido. Mas, é neste espaço que profissionais atuam para atender e salvar a vida de crianças e adultos com doenças causadas pelo garimpo ilegal.

Leia Mais

"Não consigo para de me perguntar o porquê de tantas crianças morrerem", disse Hekurari, emocionado.

Maior território indígena do Brasil, a Terra Yanomami enfrenta uma das piores crises sanitárias da história em três décadas de demarcação. Devido ao avanço do garimpo ilegal na região, crianças e adultos enfrentam casos severos de desnutrição e malária.

A invasão do garimpo predatório, além de impactar no aumento de doenças no território, causa violência, conflitos armados e devasta o meio ambiente - com o aumento do desmatamento, poluição de rios devido ao uso do mercúrio, e prejuízos para a caça e a pesca, impactando nos recursos naturais essenciais à sobrevivência dos indígenas na floresta.

Doentes, os adultos não conseguem buscar comida para a família ou cultivar plantações na terra devastada, o que impacta na dieta das crianças, as mais fragilizadas. É um ciclo que leva à fome e tem provocado a grave crise humanitária no território.

Crise humanitária Yanomami

Em janeiro deste ano, o presidente Lula esteve em Roraima para acompanhar a crise sanitária dos Yanomami. Na ocasião, ele prometeu pôr fim ao garimpo ilegal na Terra Yanomami. Ele classificou a situação dos indígenas doentes como desumana.

A Terra Yanomami tem mais de 10 milhões de hectares distribuídos entre os estados de Amazonas e Roraima, onde fica a sua maior parte. São cerca de 30 mil mil indígenas vivendo na região, incluindo os isolados, em 371 comunidades.

A região está em emergência de saúde desde 20 de janeiro e inicialmente por 90 dias, conforme decisão do governo Lula. Órgãos federais auxiliam no atendimento aos indígenas.

As ações de desintrusão - expulsão dos garimpeiros do território, devem ser coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que no último dia 30 publicou a criação de um grupo de trabalho para elaborar, em 60 dias, medidas de combate ao garimpo ilegal em terras indígenas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES