Morre empresário francês que inspirou o filme “Intocáveis”

Philippe Pozzo di Borgo, empresário e aristocrata que ficou tetraplégico ainda não teve causa de morte divulgada

Philippe Bozzo com seu cuidador em frente ao pôster de filme inspirado suas histórias | Reprodução - Foto: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu na noite da última quinta-feira (01º), aos 72 anos, o empresário e aristocrata tetraplégico francês Philippe Pozzo di Borgo. A história de vida de Phillippe serviu de inspiração para a produção do filme europeu "Intocáveis", lançado em 2011, que retratou sua vida, de forma leve e bem humorada, a partir da relação de amizade com seu cuidador, Abdel Yasmin Sellou, que o ajudava com as necessidades do dia-a-dia.

A morte de Philippe Pozzo di Borgo foi anunciada por Eric Toledano, um dos diretores responsáveis pela produção do longa, que infomou à AFP, uma agência de notícias global, trazendo o ocorrido a público. "Ele morreu ontem a noite em Marrakech", afirmou. "É um choque, e acima de tudo, uma grande tristeza porque foi uma relação de incrível logenvidade", conclui durante fala. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Philippe Pozzo di Borgo era descendente de uma família nobre da Córsega. Empresário, foi diretor da Pommery e proprietário de um hôtel particulier histórico, herdado em Paris e usado como salão de eventos. Era o segundo filho do duque francês Pozzo di Borgo e do Marquês de Vogue. Philippe di Borgo tornou-se tetraplégico em 1993 após um acidente de parapente. 

Por conta de sua deficiência, ele tentou cometer suicídio enrolando um tubo de oxigênio em volta do pescoço. Em seu livro, intitulado de "Le second souffle", publicado em 2001, ele conta sua história com a depressão e sobre como seu cuidador, que também é representado no filme, o ajudou em seu processo de cura. Os diretores do filme Eric Toledano e Olivier Nakache fizeram uma homenagem a Philippe, em suas redes sociais.

"Acabamos de saber com grande tristeza o falecimento de nosso amigo Philippe Pozzo di Borgo. Ao aceitar que adaptássemos sua história em Intocáveis, ele mudou nossas vidas e a vida de muitas pessoas vulneráveis e frágeis. Mantemos a imagem de um homem corajoso, digno, humilde e combativo. Seu humor e inteligência farão falta. Conhecê-lo por todos esses anos foi um raro privilégio. Vamos tentar continuar todas as suas lutas. Pensamos muito em sua esposa e filhos", escreveram os diretores.

A história, interpretada pelos atores François Cluzet interpretando Philippe, e Omar Sy, interpretando Abel Yasmin Sellou, como seu cuidador, foi para os cinemas no ano de 2011, com o título de "Intocáveis", com cerca de 19, 49 milhões de espectadores na França, sendo também um grande sucesso na Europa, e em outros países como Alemanha, Suiça e Espanha.

A esquerda Philippe e seu cuidador Abdel, a direita os atores que os representaram no filme.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES