Morre Oscar Peterson, lenda do piano no jazz

Morre Oscar Peterson, lenda do piano no jazz

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pianista canadense Oscar Peterson, uma das grandes lendas do instrumento no jazz, morreu neste domingo (23) de insufici?ncia renal. Ele tinha 82 anos.

Conhecido pelas levadas nas duas m?os, pela t?cnica primorosa e pelos solos velozes, Peterson foi um dos m?sicos mais gravados do g?nero, tanto como l?der de banda como instrumentista acompanhante. Ele ? considerado um nome de grande influ?ncia sobre gera?es subseq?entes de m?sicos - a tamb?m canadense Diana Krall ? uma delas.

Oscar Peterson nasceu em Montr?al no dia 15 de agosto de 1925 e come?ou a estudar piano cl?ssico aos seis anos. Ao completar 14, ganhou um concurso amador e passou a trabalhar regularmente numa r?dio local.

Em 1949 foi convidado por Norman Granz a integrar seu grupo "Jazz at the Philharmonic", que excursionava pelos Estados Unidos com celebridades como Roy Eldridge, Zoot Sims e Ray Brown.

Desde que fez uma aclamada apari??o no Carnegie Hall de Nova York no mesmo ano, Peterson recebeu um grande n?mero de pr?mios e t?tulos, como um Grammy pelo conjunto da obra no ano de 1997 - foram oito estatuetas no total.

O Canad? concedeu a ele a mais alta honra para civis e tamb?m o tornou a primeira pessoa a ser estampada nos selos de pa?s ainda em vida.

Em entrevista ? ag?ncia Reuters em 2000, Peterson afirmava que os jovens jazzista precisavam enfrentar dificuldades nos tempos atuais.

"A luta deles ? outra. Eles precisam superar um obst?culo diferente: a invas?o da m?sica pop. E muitos deles s?o mais inseguros. As dificuldades s?o maiores hoje, mas penso que o jazz voltar? a conquistar terreno."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES