Morre Petinha Amorim fundadora do grupo bandolins de Oeiras

Petinha Amorim foi homenageada várias vezes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu na tarde de sexta-feira, 04, aos 97 anos, uma das fundadoras do grupo Bandolins de Oeiras, a musicista Petronília Rêgo Amorim, aos 97 anos.

A musicista conhecida por todos em Oeiras por Petinha Amorim, era filha do flautista João Rêgo (In memoriam) e da pianista, Hilda Rêgo (In memoriam). Dona Petinha Amorim, tocava violino, acordeom e bandolim.

Ao lado de, Lilásia Freitas, Rosário Lemos, Nieta Maranhão, Zezé Cabeceira e Celina Martins, Petinha Amorim formou o grupo Bandolins de Oeiras – criado por ocasião das comemorações dos 250 anos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória.

Durante toda a sua vida dedicada a musica, Petinha Amorim foi homenageada várias vezes. Entre as honrarias, estão a Medalha do Mérito Renascença outorgada pelo Governo do Piauí, a Medalha do Mérito Legislativo 300 Anos de Oeiras, pela Assembleia Legislativa do Piauí e a Medalha da Ordem do Mérito Cultural concedida pelo Ministério da Cultura.

Governo do Piauí lamenta morte de Dona Petinha Amorim

O Governo do Estado do Piauí vem a público manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento, na tarde desta sexta-feira (4), de Petronília do Rego Amorim, a Dona Petinha, aos 97 anos.

Exímia bandolinista piauiense, Dona Petinha prestou relevantes serviços à cultura popular do Piauí, por diversos anos, levando os bandolins de Oeiras a vários palcos e programas de televisão pelo país. Ela foi homenageada, ainda em vida, dando seu nome a Escola Estadual de Bandolins Dona Petinha, inaugurada em 2016, e que funciona no Sobrado Major Selemérico, em Oeiras. O velório acontece em sua residência.

Neste momento de luto, o Governo do Estado do Piauí presta condolências aos familiares, amigos e à sociedade oeirense.

Prefeito de Oeiras, José Raimundo, divulgou nota pela morte da musicista

“Oeiras perdeu hoje uma grande referência cultural. Artista de enorme talento, a musicista Petinha Amorim foi uma das fundadoras do grupo Bandolins de Oeiras, que levou o nome e a musicalidade da nossa cidade para todo o Brasil. Esse é um momento de luto e de lamento para todos os oeirenses, por isso, fazemos questão de levar nosso abraço solidário e pesaroso aos filhos, amigos e familiares desta grande mulher”, diz a nota assinada pelo prefeito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES