“Mortalidade infantil caiu 64% em São Luís”, aponta pesquisa da Universidade Federal

Trabalho tem como objetivo avaliar a tendência e as causas da mortalidade infantil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo sobre mortalidade infantil em S?o Lu?s, realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Maranh?o (UFMA), mostrou o ?ndice deste tipo de mortalidade caiu 64% do ano de 1994 a 2005. Ela diminuiu de 49,1 por mil nascidos vivos em 1994 para 17,8 por mil nascidos vivos em 2005. O trabalho tem como objetivo avaliar a tend?ncia e as causas da mortalidade infantil na capital maranhense e foi encomendada pela Secretaria Municipal da Sa?de, que queria ter dados mais atuais para apoiar o planejamento e avalia??o das a?es de sa?de.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Antonio Augusto Moura da Silva, a redu??o foi maior para os (?bitos p?s-neonatais - que ocorrem ap?s o primeiro m?s de vida). Foi constatado que houve tamb?m queda na mortalidade fetal - dos que j? nascem mortos. Nas causas perinatais (per?odos imediatamente anterior e posterior ao parto) predominaram: infec?es, asfixia, prematuridade, Doen?a da Membrana Hialina (doen?a pulmonar mais comum no rec?m-nascido) e anomalias cong?nitas (defeitos f?sicos de nascimento).

A pesquisa iniciada em 2003 est? em fase de andamento. Foram utilizados dados secund?rios de Declara?es de ?bito e de Declara?es de Nascidos Vivos para se calcular a mortalidade infantil. Foi realizada tamb?m investiga??o de ?bitos ocorridos de janeiro a junho de 2004 para se avaliar a causa b?sica e a qualidade das informa?es contidas na Declara??o de ?bito. ?Foi feita busca de informa?es nos prontu?rios e entrevistas com os m?dicos e as m?es?, explica Antonio Augusto da Silva. O estudo foi realizado no Hospital Universit?rio, Unidade Materno Infantil e no Hospital da Crian?a da rede p?blica de S?o Lu?s.

Conforme o banco de dados do Sistema ?nico de Sa?de, a mortalidade infantil no Maranh?o diminuiu de 50,4 por mil nascidos vivos em 1997 para 32,7 em 2005; e no Brasil caiu de 31,9 por mil nascidos vivos em 1997 para 21,2 por mil em 2005.

As informa?es s?o da Assessoria de Comunica??o da Universidade Federal do Maranh?o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES