Morte de Elizabeth II: rei Charles chega a Londres para 1º pronunciamento

O herdeiro mais antigo do país começa seu período como monarca. Ele vai se encontrar com a primeira-ministra Liz Truss e falará à nação

rei | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O rei Charles III deixou o Castelo de Balmoral, na Escócia, na manhã desta sexta-feira (9/9), e chegou em Londres, onde iniciará seus compromissos como chefe de Estado, um dia após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II.

Charles III chega a Londres para primeiros passos como Rei 

Com o falecimento da majestade, o primogênito dela, Charles, ascendeu ao posto de rei, ou seja, comandará a Coroa britânica. Ele tem 73 anos.

Leia Mais

O primeiro compromisso oficial do monarca deve ser uma reunião com a recém-empossada primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Na terça-feira (6/9), ela foi nomeada para o cargo pela rainha.

Além disso, no final do dia, Charles fará seu primeiro discurso a uma nação enlutada e prestará sua própria homenagem à sua falecida mãe.

O monarca estava em Balmoral quando o Palácio de Buckingham anunciou que a rainha havia morrido pacificamente, aos 96 anos. Para ele, haverá pouco tempo para o luto privado.

Pronunciamento do novo rei será às 14h no horário de Brasília

O primeiro pronunciamento do rei Charles III, o novo monarca do Reino Unido, acontecerá às 18h no horário de Londres (14h de Brasília) desta sexta-feira (9).

O pronunciamento do rei será às 14h desta sexta-feira (9)

Ele falará à nação por discurso televisionado após uma reunião com a também nova primeira-ministra britânica, Liz Truss.

Luto, funeral e enterro

A família real britânica entrou oficialmente em luto nesta sexta-feira (8) e até sete dias após o funeral, que ainda não teve data definida.

Rei Charles III passa pelo portão do Palácio de Buckingham 

Diferente do luto nacional que foi anunciado pelo governo britânico, o "luto real" será observado pelos membros da família e funcionários da Casa Real.

O funeral de Estado, na Abadia de Westminster no centro de Londres, deve acontecer dentro de dez dias.

A rainha será enterrada na sequência na capela do Castelo de Windsor, a 40 km da capital.

Charles III passou pela primeira vez como rei do Reino Unido pelos portões do Palácio de Buckingham. Ele chegou junto da rainha consorte, Camilla. Ambos passaram perto e observaram buquês deixados pelos civis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES