Motorista envolvido em acidente com Shaolin será ouvido

Na primeira audiência do processo, em março deste ano, testemunhas foram ouvidas.

Humorista Shaolin | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O motorista envolvido no acidente com o humorista Shaolin, Jobson Clemente Benício, de 23 anos, será ouvido no dia 31 de julho pela Justiça da Paraíba. É a primeira vez que ele se pronunciará na Justiça depois da conclusão do inquérito. Ele responde processo por lesão corporal e omissão de socorro, por ter fugido do local do acidente.

O acidente ocorreu em Campina Grande no dia 18 de janeiro de 2011. Benício teria invadido a faixa contrária da rodovia BR-230 e atingido o carro em que o humorista estava. O motorista será ouvido em Sapé, cidade em que mora, na Paraíba, no Fórum Desembargador Joaquim Madruga.

A primeira audiência do caso ocorreu no dia 13 de maço, no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande (PB). Foram ouvidas as oito testemunhas de defesa e de acusação, além do motorista que estava presente, mas não falou.

Antes dos depoimentos, todas as testemunhas se reuniram na sala de audiência. Foi quando Laudiceia Veloso, mulher do Shaolin, e Jobson estiveram próximos por alguns minutos.

? Foi ruim, eu não me senti bem. [Estar ao lado de Jobson] te leva para o dia do acidente, para o momento em que você recebeu a notícia e em que você chega no hospital e vê o estado dele. Isso tudo passou pela minha cabeça no momento em que eu passei naquela sala que eu vi o rapaz.

Quase todas as testemunhas convocadas pela defesa e acusação compareceram à audiência. O enfermeiro Linaldo Rodrigues, o primeiro a socorrer Shaolin, estava lá. Assim como os policiais rodoviários Marcelo Rodrigues e Fernanda Guedes.

Da família do humorista, foram convocados Joverlaine, o irmão mais novo do humorista, e Laudiceia.

Depois de seis horas, o julgamento foi suspenso. Algumas testemunhas da defesa moram em outras cidades e ainda serão ouvidas. Na saída, Benício saiu rapidamente ao lado da esposa e, novamente, não falou com a imprensa.

Ele foi denunciado pelo Ministério Público por crime de trânsito sem dolo eventual. Isso quer dizer que não existem agravantes na acusação. Em casos assim, o motorista não vai a júri popular e a sentença é definida pelo juiz.

A pena máxima prevista para lesão corporal e omissão de socorro no transito é de dois anos para cada infração. Para o promotor Luciano Maracajá, que acompanha o caso de Shaolin, o código de trânsito no Brasil favorece o infrator.

? A soma dos dois crimes praticados pelo Jobson pode resultar em uma condenação máxima de quatro anos. Essa pena pode ser transformada em restritiva de direito. Ao invés de o indivíduo ir para o cárcere para refletir sobre o mal que causou, ele vai simplesmente ter que prestar um serviço à comunidade ou ter a carteira de habilitação suspensa, por exemplo.

A sentença do juiz deve sair dentro ou após a audiência com o motorista. Quando isso acontecer, a fase processual do caso estará encerrada, mas ele poderá recorrer da sentença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES