Motorista sem braços faz prova de direção e tenta CNH

Jovem passou pela prova de baliza e percurso em carro adaptado

O jovem Leonardo de Souza, de 18 anos, foi o primeiro motorista sem os dois braços a fazer exame para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Especial no Amazonas. A informação foi divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) nesta segunda-feira (5), que deve divulgar o resultado da prova nesta terça (06).

De acordo com o Detran, Leonardo realizou o teste de direção para CNH categoria B no sábado (3). Usando apenas os pés, o motorista fez um teste similar ao realizado com as pessoas sem deficiência. Ele passou pela prova de baliza e percurso.

Motorista sem braços faz prova de direção e tenta CNH em Manaus Jovem passou pela prova de baliza e percurso em carro adaptado. Resultado deve ser divulgado nesta terça-feira (6). Do G1 AM FACEBOOK  Leonardo de Souza passou pelo teste de baliza e percurso (Foto: Valdo Leão / Secom) Leonardo de Souza passou pelo teste de baliza e percurso (Foto: Valdo Leão / Secom) O jovem Leonardo de Souza, de 18 anos, foi o primeiro motorista sem os dois braços a fazer exame para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Especial no Amazonas. A informação foi divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) nesta segunda-feira (5), que deve divulgar o resultado da prova nesta terça (06). saiba mais Detran passa a fiscalizar avenidas de Manaus com radar móvel Segundo o Detran, Leonardo realizou o teste de direção para CNH categoria B no sábado (3). O exame ocorreu no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus. Usando apenas os pés, o motorista fez um teste similar ao realizado com as pessoas sem deficiência. Ele passou pela prova de baliza e percurso. Leonardo de Souza encarou o desafio de tirar carteira de habilitação categoria B (Foto: Valdo Leão / Secom) Leonardo de Souza encarou o desafio de tirar carteira de habilitação categoria B (Crédito: Reproduçao)
Leonardo de Souza (Crédito: Reproduçao)

Segundo o Detran-AM, os veículos para pessoas com algum tipo de deficiência precisam ser adaptados. O candidato que necessite de veículo com adaptações, poderá usar o seu próprio veículo para realizar o exame de direção. Se aprovado, na CNH Especial constará qual a adaptação necessária deverá ser feita no veículo para que o deficiente dirija com segurança.

"A diferença em relação à solicitação da carteira comum é que, para a CNH Especial, o portador da deficiência terá que passar por uma junta médica que irá examinar a extensão da deficiência do candidato. Esta análise corresponde ao exame médico feito pelos candidatos da habilitação comum e também deve ser marcado em uma clínica credenciada do Detran-AM", disse o diretor presidente do Detran-AM, por meio de assessoria.

Leonardo de Souza (Crédito: Reproduçao)
Leonardo de Souza (Crédito: Reproduçao)



Fonte: Com informações do G1