Motoristas de ônibus confirmam greve a partir desta quinta (28) em Teresina

A categoria se reuniu em uma assembleia nesta manhã (27), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro), e decidiu por unanimidade parar por tempo indeterminado.

onibus | onibus
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Motoristas e cobradores de ônibus decidiram que vão entrar em greve a partir da meia-noite desta quinta-feira (28), em Teresina. A categoria se reuniu em uma assembleia na manhã desta quarta-feira (27), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro), e decidiu por unanimidade parar por tempo indeterminado.

Os servidores exigem a assinatura da convenção coletiva dos anos de 2020 e 2021 e melhores condições de trabalho. Francisco Souza, Secretário de Previdência e Assistência Social do Sintetro, confirmou a decisão em entrevista ao meionorte.com. Segundo o diretor, a medida chega após tentativas frustradas de negociações entre trabalhadores e as empresas dos ônibus. 

Motoristas decidiram greve geral em assembleia realizada hoje -  Foto: Raissa Morais

"Decidimos parar e já sugiro às associações de usuários que cobrem as condições dos ônibus que estarão circulando conforme a lei, no caso, a frota de 30%. Não temos mais de 200 ônibus circulando em Teresina e, com a greve, o trabalhador vai ter que cobrar as empresas, a frota será mínima", afirma Francisco.

Miguel Aracanjo, secretário de imprensa do Sintetro, convocou motoristas e cobradores para o segundo turno da assembleia, que acontece na tarde de hoje (27), para endossar a decisão com uma segunda votação em apoio à greve. "Por unanimidade, a categoria referendou aquilo que já havia definido na última assembleia. Então, amanhã todos os trabalhadores estarão na luta. Agora ou nunca, o Setut tem que assinar a nossa convenção coletiva de trabalho, pois não dá mais para continuar da forma que está", completa.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou, por meio de nota, que irá disponibilizar os 240 veículos cadastrados para circular pelo período que durar a paralisação. Além disso, a Strans também abriu vagas para o cadastramento de veículos para uso coletivo mediante pagamento.

SETUT assegura que as empresas têm cumprido acordo 

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informou que tem realizado regularmente o cumprimento do acordo feito com a Prefeitura de Teresina, incluindo as questões trabalhistas com os motoristas e cobradores de ônibus.

Segundo o Sindicato, as empresas já efetivaram na semana passada o pagamento do acordo realizado em janeiro deste ano entre Prefeitura e Sintetro, no valor de R$ 720 mil, como também já iniciou o pagamento das folhas que estavam em atraso. A frota da ordem de serviço acordada com o ente municipal tem sido cumprida e foi toda colocada à disposição dos passageiros do transporte coletivo de Teresina. Dessa forma, a entidade não vê quaisquer motivos para uma possível paralisação dos serviços, por parte dos trabalhadores. 

Motoristas de ônibus confirmam greve a partir desta quinta (28) em Teresina (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)

O Setut também reforçou que a possibilidade de assinatura da Convenção Coletiva com os trabalhadores deve ser discutida em janeiro de 2022, conforme data base, determinada por lei. Naiara Moraes, consultora jurídica do Sindicato, destaca que o setor está focado em reerguer o sistema de transporte público.

"O Consórcio SITT e demais empresas não compactuam e nem tem participação na paralisação dos trabalhadores. Nos causa estranheza essa possível paralisação que somente irá prejudicar a população. Garantimos que as empresas estão cumprindo todas as duas obrigações trabalhistas. Importante ressaltar que a data base de assinatura da convenção coletiva está prevista somente para janeiro de 2022. O Setut tem cumprido o seu papel com a sociedade e reforçado a prestação de serviços com qualidade, eficiência e agilidade no atendimento aos passageiros da cidade", disse.

O setor de transporte público de Teresina conseguiu alcançar 28% do passageiro transportado antes do início da Pandemia. Anteriormente, a quantidade de passageiros era cerca de 200 mil e atualmente ainda estão em 60 mil usuários efetivos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES