Motoristas do Transporte Eficiente paralisam serviços em Teresina

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou que o atraso se dá em razão da falta do repasse financeiro por parte da Prefeitura

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Motoristas e cobradores do Transporte Eficiente de Teresina, que possibilita a locomoção de cadeirantes, paralisaram as atividades na manhã desta sexta-feira (18) por falta de pagamentos. Mais de 30 trabalhadores alegam que estão com os salários atrasados desde outubro deste ano e que há risco de greve. A interrupção do serviços começou às 6h e terminou às 8h.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou que o atraso dos pagamentos se dá em razão da falta do repasse financeiro feito pela Prefeitura de Teresina.

Transporte eficiente de Teresina (Foto: PMT) “O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) esclarece que ainda não realizou o pagamento dos trabalhadores devido ao atraso no pagamento desse repasse financeiro por parte da Prefeitura, que já chega ao seu 18° dia. Infelizmente, o impasse com a Prefeitura segue por conta da falta de compromisso em honrar com suas obrigações contratuais, notadamente na questão de subsídios mensais no valor de R$ 5 milhões/mês”, diz a nota do Setut.

A empresa responsável pela concessão de serviços para o Transporte Eficiente, Expresso Santa Cruz, ainda não se manifestou sobre a paralisação e indicativo de greve dos trabalhadores. 

Crise no Transporte Eficiente

No início deste ano, usuários do Transporte Eficiente denunciaram as dificuldades para conseguir ter acesso ao serviço. A Associação dos Cadeirantes de Teresina (ASCAMTE) apontou frota de veículos, que não ultrapassa 30, não era suficiente para atender os mais de 3 mil usuários cadastrados no serviço. 

No dia 5 deste mês, foi feita uma audiência de conciliação na 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, sobre o serviço de transporte para pessoas com deficiência na capital, que atualmente é feito pela empresa Santa Cruz. Ao final da reunião, foi acordado entre as partes que o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans) assumiria o compromisso de repassar os veículos do Transporte Eficiente ao Consórcio SITT, no prazo de 20 dias.

O Setut e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro) planejam uma reunião para discutir as questões sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 2023 e crise do transporte na capital.

Confira a nota do Setut na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) esclarece que ainda não realizou o pagamento dos trabalhadores devido ao atraso no pagamento desse repasse financeiro por parte da Prefeitura, que já chega ao seu 18° dia. Infelizmente, o impasse com a Prefeitura segue por conta da falta de compromisso em honrar com suas obrigações contratuais, notadamente na questão de subsídios mensais no valor de R$ 5 milhões/mês.

O SETUT reforça que entende as reivindicações dos trabalhadores e que assim que possível realizará o pagamento. A entidade confirma que em dezembro e janeiro/2023, as duas entidades de classe se reunirão para alinhar questões sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 2023, como já faz anualmente, adiantando que as condições de negociação dependerão do cumprimento das obrigações por parte do município e do equilíbrio financeiro do sistema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES