Motoristas e cobradores de ônibus farão paralisação amanhã (05) em Teresina

Segundo o presidente do Sintetro, caso após a manifestação não haja um entendimento, a categoria pode deflagrar uma nova greve.

oo | ooo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina irão paralisar suas atividades na manhã desta terça-feira (05), a partir das 7 horas, em manifestação ao atual cenário financeiro em que a categoria vive. O movimento foi acordado entre os servidores durante assembleia realizada na semana passada. 

Em entrevista ao Meionorte.com, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviários No Estado do Piauí (SINTETRO), Ajuri Dias, explicou que o ato busca o reajuste do salário dos trabalhadores e a assinatura da convenção coletiva 2022, onde prevê alguns direitos dos servidores, como auxílio-alimentação e plano de saúde.

“A gente vai estar fazendo um ato amanhã para que a gente resgate a nossa dignidade em relação aos salarios dos trabalhadores, que a maioria está vivendo com diarista, mas a maioria dos contratos são assinados como mensalistas. Estão com essa prática de pagar diárias; questão do salário, que já vai chegar a  sete meses sem pagar os trabalhadores. Estamos buscando novamente a convenção coletiva de 2022 e vamos lutar para rever a questão do nosso salário e benefícios. Estamos resolvendo através dessa ato, onde a gente possa estar buscando esse entendimento com a parte patronal”, disse. 

Motoristas e cobradores de ônibus farão paralisação nesta terça-feira (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)

Ainda segundo Ajuri Dias, caso após a manifestação não haja um entendimento, a categoria pode deflagrar uma nova greve.

“Não conseguimos mais suportar essa forma de tralho que vivemos hoje e estamos buscando através dessa paralisação para poder chamara atenção dos empresários para que a gente possa fazer um acordo. Tem de 20 a 25% da frota rodando, pagando como diarista e toda essa situação a gente não suporta mais. Vamos expor isso no ato para que a gente possa construir um entendimento. Se não tiver, vamos ter greve”, finaliza. 

Em nota, o  Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) reitera que o sistema de transporte em todo o país vem enfrentando grandes dificuldades desde o início da pandemia de Covid-19 e em Teresina as empresas do setor não têm conseguido manter suas obrigações trabalhistas, devido às dificuldades financeiras e queda de arrecadação das empresas no sistema. 

"O Setut informa ainda que o sistema não tem se sustentado com o arrecadado, e que a falta de aporte financeiro pela Prefeitura de Teresina, conforme firmado legalmente em contrato, tem provocado fortes impactos no setor e desequilíbrio para funcionamento do transporte público. Mantém-se em diálogos com o Ente Municipal, buscando soluções, e esclarecendo que com o fim da medida provisória que susbidiava as folhas de pagamento, mais difícil ainda se encontra a situação atual", diz trecho da nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES