Motoristas podem deflagrar greve na segunda-feira

Motoristas e cobradores aguardam resposta dos empresários para decidir por uma nova paralisação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Usuários de transporte público estão apreensivos com a possibilidade de uma nova paralisação dos motoristas e cobradores das empresas de ônibus de Teresina, na próxima segunda-feira, dia 04 de Fevereiro. A greve deve ser definida até a sexta-feira (01), data prevista para ocorrer uma reunião entre prefeitura e empresários do setor de transportes públicos. O objetivo do encontro é definir o pagamento ou não de subsídio que permitirá aos empresários atenderem as demandas da categoria, que pede um reajuste de 8,5%, melhores condições de trabalho e aumento da frota que circula pela cidade.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí (SINTETRO), Fernando Feijão, explica que a classe ainda não recebeu resposta das empresas, e caso as demandas não sejam atendidas, a paralisação será o próximo passo para os trabalhadores do setor.

“Nós estamos vendo, a cada dia que passa, a frota de ônibus diminuindo e o desemprego aumentando. Queremos evitar que a situação piore ainda mais, no entanto, infelizmente não recebemos nenhuma resposta positiva dos patrões. Estamos negociando desde dezembro do ano passado e os empresários continuam sem colocar uma proposta para a classe”, fala Fernando Feijão.

Crédito: Raíssa Morais

Ele explica ainda que um dos motivos para os empresários ainda não terem apresentado uma contraproposta às reivindicações feitas pela classe é o fato de eles estarem esperando receber da prefeitura valores de um subsídio. “Nós não nos interessamos por essa outra negociação entre empresários e prefeitura, queremos apenas uma resposta às nossas demandas”, diz o presidente da SINTETRO. 

A possibilidade de paralisação foi acertada entre a classe em assembleia realizada na última terça-feira (29). “A paralisação irá respeitar a lei e manter 30% da frota rodando, no entanto, somente haverá a paralisação, caso até esta sexta-feira nós não recebamos nenhuma resposta”.

Philipe Salha, superintendente regional do Trabalho, está intermediando as negociações e confirma que os empresários estão buscando a prefeitura para receber o subsídio e assim ter verba para promover uma proposta para as demandas recebidas. “A reunião foi marcada, primeiramente, para esta quinta-feira (31), no entanto, por motivos de agenda, foi transferida para a sexta-feira. Os empresários querem uma garantia da prefeitura para que possam fazer as negociações com os trabalhadores. Acreditamos que essa garantia e um acordo dos empresários com o prefeito devem acontecer nesta reunião, tudo indica que dará certo”, explica Philipe Salha.

“Os empresários já estão de acordo com 80% das cláusulas, faltando apenas verificar os pontos que dizem respeito à questão financeira. Mas apostamos que assim que isso for resolvido nesta sexta, a paralisação não deve acontecer”, acrescenta o superintendente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES