Movimento Empreender critica extinção do Centro de Operações da Chesf

O CROO foi instalado no Piauí há 48 anos para ser a ligação entre os Sistemas Norte e Nordeste, além de monitorar uma das maiores hidroelétricas do Nordeste, a de Boa Esperança, no Sul do Estado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma decisão do diretor de operação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique de Araújo, quer a extinção do Centro Regional de Operações Oeste (CROO) da Chesf no Piauí, sediado em Teresina, e transferência das atividades para o estado do Ceará a partir do próximo dia 1º de setembro. Associados do Movimento Empreender Piauí (MOVE) se posicionam contra a medida que, segundo eles, afetará diretamente a economia local trazendo ainda mais perdas para o desenvolvimento do Estado.

O CROO foi instalado no Piauí há 48 anos para ser a ligação entre os Sistemas Norte e Nordeste, além de monitorar uma das maiores hidroelétricas do Nordeste, a de Boa Esperança, no Sul do Estado. A Companhia justifica a decisão como uma tendência de mercado que busca a redução dos Centros de Operação, além da situação financeira da empresa e a necessidade de completar o quadro de operadores de instalação nas sustações de Teresina.

O Movimento Empreender Piauí (MOVE), que tem como missão contribuir com o desenvolvimento sustentável do Piauí, propondo ações que elevem o nível de excelência da gestão pública, critica a decisão, pois influenciará diretamente no ambiente de negócios do Estado.

“Nós somos completamente contra o fechamento do Centro Regional da Chesf aqui no Piauí, achamos um absurdo essa decisão. Com o escritório regional aqui, nós já recebemos raríssimos recursos para expansão da rede elétrica e a manutenção da existente, imagine se nós ficarmos dependendo do escritório de Fortaleza que é distante daqui, não receberemos nada”, disse o presidente do MOVE, Arthur Feitosa.

A Assembleia legislativa do Piauí (ALEPI) discutiu a extinção do Centro Regional de Operações Oeste em audiência pública na última quinta (22). Os deputados decidiram que elaborarão um documento para ser enviado ao Ministério de Minas e Energia, deputados federais e senadores da bancada piauiense, além do Governador Wellington Dias, para tentar barrar essa decisão.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES