Movimento encabeça campanha pelos 10% do PIB para a educação

Divergindo da proposta aprovada no Congresso Nacional, a campanha “10% do PIB para a educação já” defende investimentos imediatos para a educação.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Defender ?10% do PIB para educação pública já? é uma bandeira que apesar de terminar com a urgência ?já?, não é tão nova. Esta é uma demanda que surgiu a partir de estudos ainda em 1997 no Plano Nacional de Educação da sociedade civil.

No ano de 2011 criou-se uma campanha nacional para resgatar esta bandeira. No mês de junho a câmara de deputados aprovou a proposta de 10% do PIB para educação, no entanto, não contemplou o conjunto dos movimentos.

Com a proposta aprovada no Congresso em junho a educação brasileira deverá receber investimento de 10% do PIB até 2020, segundo o texto do Plano Nacional de Educação aprovado por unanimidade pela comissão especial no Congresso.

O investimento na área era o ponto mais polêmico do projeto que estabelece diretrizes para a área em 10 anos e é discutido há 17 meses no Congresso. O texto agora segue para apreciação do Senado.

A campanha nacional ?10% do PIB para educação pública já? é construída por vários setores, dentre eles a ANDES (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior) e setores do movimento estudantil, e diverge da proposta aprovada no congresso.

O primeiro ponto da polêmica é que esse investimento não ocorrerá de imediato. É uma expectativa para o décimo ano depois de aprovado o projeto de lei, ou seja, se aprovado para 2013, os 10% viriam apenas em 2023. Além disso, esses 10% ainda não são uma certeza, pois ainda existem diversas instâncias jurídicas a serem percorridas até a sanção do presidente.

?Discordamos do texto aprovado pois nada garante que essa quota venha realmente a ser aplicada, pois estamos lutando há muitos anos pela aplicação dos 10%, e ele vem sendo vetado governo após governo.

Depois, essa proposta não especifica que o investimento vá para a educação pública, e o que temos visto é o aumento da transferência de dinheiro público para a iniciativa privada, através de programas como o REUNI?, enfatiza o estudante de Medicina da UFPI e militante do Coletivo Barricadas Rompendo Amarras, Hudson Valente.

Movimento quer garantir investimento no setor

Outro ponto bastante enfatizado é que a defesa é do investimento nas escolas públicas. "Portanto, ao defender essa campanha, estamos defendendo simplesmente que queremos uma educação pública gratuita de qualidade, e que os 10% é o financiamento necessário para que isso aconteça", diz Hudson.

Para Maurício Moreira, a exigência é clara. É preciso que a verba seja aplicada imediatamente. "Não temos condições de ter uma educação com o investimento de hoje".

Outro ponto apontado é a preocupação da concepção de educação e para onde essa verba será investida. "O dinheiro que se arrecada através do contribuinte deve ser para melhorar o serviço público", completa Maurício demonstrando medo que o investimento seja canalizado para a iniciativa privada.

Para Hudson, a realidade na educação pública demonstra por si só a necessidade deste investimento imediatamente.

"As universidades estão em situação precárias, com um déficit enorme de professores, tanto que muitos cursos nem começam. A falta de estrutura nas salas e laboratórios prejudicam o ensino, a necessidade de financiamento termina voltando as atividades de pesquisa e extensão para o mercado, em vez de para a sociedade. Se é assim nas universidades, nas escolas de Ensinos Fundamental e Médio a situação é ainda pior", pondera.

Lucineide Barros é professora da UESPI e vivencia os problemas pela falta de investimentos na educação. Ela faz parte da campanha SOS UESPI que também defende os 10% do PIB para educação pública.

A professora pondera que é gritante a necessidade de aumentar o investimento de custeio na educação, como também ampliar a verba para a ampliação.

"Ou seja, aqui estamos dizendo que precisamos de verbas que deem conta de manter a estrutura existente, para que ela não sucateie. Precisamos também de verba para ampliação de novas unidades, já que as atuais não dão conta da demanda", diz a pedagoga.

O Plano aprovado na câmara tem 20 metas para educação. Segundo, Marcelo José Souza e Silva, mestrando em educação na UFPR e militante do Rompendo Amarras, esse investimento também não é destinado à educação pública e sim, majoritariamente ao ensino privado, como se pode ver com a recuada pretensão de acréscimo proporcional das matrículas no ensino superior público - pauta-se que tais matrículas sejam elevadas de cerca de 30% (porcentagem atual) para apenas 40% em 2023.

Luta pelos "10%" é histórica

Nesta discussão, é importante ressaltar o processo histórico traçado até aqui, pelos movimentos sociais da educação em embate com o governo e as polêmicas travadas.

Em 1997 a sociedade civil se organiza em uma conferência e deve um Plano Nacional para Educação, onde foi avaliado a necessidade da aplicação de 10% do PIB para este setor, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso.

Mesmo com forte pressão o PNE aprovado não foi o elaborado pela sociedade civil, dentre outros pontos aprovava uma cifra de 7% do PIB até 2010 que foi vetada pelo presidente FHC. Em seguida Lula assume a Presidência e não revoga este veto.

Hoje o Governo investe 4,7% do PIB na educação pública. "Saldo de tudo isso: o PNE 2000-2010, que já não era o que a sociedade brasileira queria, não foi implementado por falta de recursos monetários", diz Hudson.

Maurício Moreira, professor e militante da CSP-Conlutas, pontua que esta é uma pauta histórica da década de 80. "Na década de 80 o movimento passou por uma reestruturação.

Naquele momento o Brasil passava por um processo de democratização e expansão do ensino com abertura de escolas, então sentiu-se a necessidade de maior investimento, pois não adiantava apenas abrir escolas", diz.

Professores do Piauí reforçam campanha

No Piauí os professores do movimento grevista do UFPI e do IFPI compõem o Fórum de Mobilização Estadual (FME) em defesa do serviço e pelos 10% do PIB para Educação Pública.

A aprovação gera expectativa. É importante ressaltar que no ano de 2011 a campanha realizou o plebiscito popular em nível nacional para coletar votos em favor do maior investimento para educação pública. O plebiscito coletou 500 mil assinaturas.

"A pressão tem sido tão forte que leva o governo a se apressar em dar respostas para a situação da educação com a aprovação dos 10% do PIB para o setor.

No entanto, é preciso não nos enganarmos. O momento agora nos obriga a continuar fortes e fazer as exigências necessárias junto ao governo", pondera Maurício.

Lucineide pontua que apesar das restrições com que a proposta foi aprovada na câmara, o fato traz uma expectativa grande quanto à aprovação no senado, sendo necessário ao movimento está mobilizado.

"Através da campanha conseguimos colocar a discussão na pauta nacional. Mesmo que não seja aprovado no Senado, já necessariamente colocará o debate nas instâncias. O poder executivo poderá vetar, em parte ou completamento, é uma questão de alerta para o movimento", finaliza Lucineide.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES