MP busca solução para demora no resultado de biópsias em Teresina

Demora injustificada na realização de exames no Lineu Araújo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 29ª Promotoria de Justiça de Teresina realizou reunião com representantes do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), Hospital Universitário (HU), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). O promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes cobrou esclarecimentos sobre a demora injustificada na realização de exames histopatológicos de material coletado no Lineu Araújo.

No dia 10 de julho, o membro do Ministério Público do Piauí esteve no centro de saúde, para inspecionar a unidade de esterilização de materiais e roupas do hospital. Durante a vistoria, o promotor de Justiça foi informado sobre o atraso na entrega de resultados aos pacientes de exames de biópsia e ginecológico. Ainda segundo informações repassadas ao promotor, as amostras coletadas para feitura desses tipos de exames são enviadas ao HU para análise e posterior envio dos resultados ao Lineu Araújo. Contudo, esse processo não estaria transcorrendo em espaço de tempo razoável. Exames como biópsias são importantes, principalmente para o diagnóstico precoce de doenças como o câncer.

Após os diálogos travados na reunião, o representante do Ministério Público e os gestores dos órgãos de saúde do município de Teresina decidiram que a Diretoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (DRCAA) da FMS informará ao MPPI a produtividade das equipes de patologistas do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e do Getúlio Vargas (HGV). As solicitações foram requisitadas por existirem nas duas unidades de saúde equipes de patologistas que poderiam dar vazão a uma parte considerável da demanda.

 A DRCAA/FMS apresentará também uma relação dos pedidos realizados pelo Lineu Araújo, desde janeiro de 2018, discriminando os pendentes e aqueles já atendidos, por data e solicitação. O Coren visitará o CISLA para verificar a execução do protocolo e fluxo de colheita e registro para realização dos exames histopatológicos, com envio de relatório.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES