MP entra com ação civil para melhorias em hospital de Parnaíba

Unidade de saúde de Parnaíba enfrenta diversos problemas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, ingressou com ação civil pública contra o Governo do Estado e os Secretários de Estado da Saúde (Sesapi) e da Fazenda (Sefaz) em decorrência da situação deficitária do Hospital Estadual Colônia do Carpina.

Segundo o promotor de Justiça Ruszel Lima Verde Cavalcante, que responde pela 1ª PJ de Parnaíba, a unidade de saúde enfrenta diversos problemas, como infraestrutura precária, falta de medicamentos e alimentos para os usuários do hospital, falta de pagamento aos servidores contratados e aos fornecedores. Ao tomar conhecimento das dificuldades, o Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar a situação.

Durante a investigação, o coordenador do hospital, José Osvaldo Gomes dos Santos, e o agente administrativo Marcelo Fontenele de Araújo Silva confirmaram ao representante do Ministério Público que a unidade de saúde passa por várias adversidades. José Osvaldo relatou ainda que desde 2015, quando assumiu a gestão do hospital Colônia do Carpina, enfrenta atrasos nos repasses orçamentários do Estado e do SUS para manutenção do funcionamento da unidade. Foi feito um estudo com base nos balanços de 2016, 2017 e 2018, o qual confirmou que a receita prevista pelo Estado foi arrecadada; assim sendo, as despesas deveriam ser cumpridas. "Em verdade, o Brasil ainda há de acordar e não mais aceitar a severidade da discricionariedade dos gestores na execução do orçamento público. Não compreender isso é manter o sistema vigente, que penaliza a transparência, pois não sabemos onde foi parar o recurso previsto para o Hospital", disse o membro do MPPI.

Em outro trecho, o promotor de Justiça explica que a intenção é garantir a regularização dos repasses para o hospital. "O objetivo desta ação não poderia ser outro que a garantia de que todos os repasses previstos para o hospital neste exercício de 2018 e nos exercícios vindouros sejam concretizados, bem como a reforma da instituição", afirma.

Entre os pedidos apresentados pelo Ministério Público Piauí está o deferimento de medida liminar determinando a normalização dos pagamentos ao hospital, sob pena de multa diária no valor de R$ 2 mil reais. Outro requerimento do MP é a realização de dois levantamentos, ambos a serem feitos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), o primeiro para verificar todo o passivo não repassado pelo Estado, desde 2015, ao Hospital Colônia do Carpina. E o segundo tem a finalidade de verificar todos os valores gastos pelo Estado, entre 2015 e 2018, com recursos públicos para realização de festas e eventos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES