MP expede recomendação para garantir serviços básicos durante pandemia

Ficou consignado o prazo de 05 (cinco) dias para as concessionárias notificadas se manifestarem sobre a Notificação Recomendatória.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), em conjunto com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS) e as 31ª e 32ª Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor de Teresina, emitiu uma nota recomendatória conjunta direcionada às concessionárias públicas Equatorial Energia, Águas de Teresina e Agespisa, tendo em vista o decreto de emergência/calamidade pública no estado do Piauí por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19). 

 

A recomendação pede que as concessionárias não suspendam o fornecimento dos serviços essenciais  de energia elétrica e abastecimento de água, exclusivamente em caso de inadimplência, pelo prazo de 60 dias ou enquanto durar a crise provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), de modo garantir o bem-estar e dignidade dos consumidores. De também informar ao consumidor, através de eventual reaviso de corte que o serviço estará sujeito a interrupção decorrido o prazo acima recomendado pelo PROCON/MPPI.

 

Outro ponto da recomendação é que, passada a pandemia, as concessionárias estudem a possibilidade de instituir campanhas de negociação de débitos, especialmente direcionadas aos consumidores com menores renda e média de consumo. 

 

Ficou consignado o prazo de 05 (cinco) dias para as concessionárias notificadas se manifestarem sobre a Notificação Recomendatória.  A omissão na remessa de resposta no prazo estabelecido será considerada como recusa ao cumprimento da recomendação, ensejando a adoção das medidas legais pertinentes.

 

Todas as medidas foram recomendadas, considerando que  os serviços públicos e essenciais de energia elétrica e água não podem ser interrompidos para garantir o bem-estar, saúde, segurança e dignidade dos consumidores durante a crise provocada pelo novo coronavírus e que diante do risco iminente da causa a danos irreparáveis ao bem-estar, saúde e segurança de toda a coletividade, em relação ao corte de serviços essenciais por

inadimplemento do consumidor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES