MP-PI capacita mais de 50 conselheiros tutelares da região de THE

A capacitação acontece no auditório do MP na zona Leste

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teve início nessa segunda-feira (30) a capacitação para mais de 50 conselheiros tutelares da região de Teresina, promovida pelo Centro de Apoio Operação de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ), do Ministério Público do Piauí. A capacitação, que acontece no auditório do MP-PI, na zona Leste de Teresina, segue até esta terça-feira (31).

A capacitação, que tem por objetivo atualizar os conselheiros sobre as ações e o fluxo de atendimento de crianças e adolescentes, também contou com a palestra da promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), que falou sobre a importância integração entre família, Conselho e Escola para a proteção integral às crianças e adolescentes.

“Sem dúvida, a participação do Conselho Tutelar é de fundamental importância no sistema de ensino. Por isso, o CAODEC agradece o convite para participar desse momento e passar aos conselheiros uma orientação acerca do trabalho que o Ministério Público do Piauí vem desenvolvendo tantos nas escolas municipais quanto estaduais”, comenta a promotora, que abordou, ainda, o papel dos Conselhos Tutelares em aspectos como a garantia do direito ao transporte escolar, matrículas, idade-série, alimentação escolar e outras questões que envolvem a participação do órgão em relação às escolas.

Durante a palestra, a promotora Flávia Gomes também falou sobre projetos como o Queremos Paz, que esclarece sobre a legislação pertinente ao tema, resgata valores, como a solidariedade e respeito, que precisam existir para uma boa convivência, seja na escola ou não. A iniciativa atua em duas frentes: a primeira é de orientação para a elaboração do Regimento Interno, organizando ações pedagógicas previstas no plano político pedagógico; a segunda funciona no sentido de instruir escolas e Conselhos Tutelares sobre como proceder diante de casos de ato de infração e indisciplina.

A promotora Lia Raquel Burgos, coordenadora do CAODIJ, afirmou que a “capacitação é de suma importância no sentido de atualizar os conselheiros de todas as ações que vêm sendo realizadas pelo Ministério Público, não só pelo CAODIJ, mas por outros centros, como o CAODEC. Nosso objetivo é integrar todas essas ações para que possamos ampliar a abrangência e a efetividade do trabalho em prol da juventude”, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES