MP-PI leva educação ambiental às escolas municipais de Teresina

O objetivo é implantar a educação ambiental nas escolas municipais

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), através dos Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), - órgãos auxiliares do MP-PI - reuniu, nesta quarta-feira (20), representantes de instituições que trabalham a educação ambiental em nível municipal para planejar o desenvolvimento do projeto “Educação Ambiental em Defesa da Vida”.

O projeto é uma reformulação do Eco Kids Eco Teens, uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente com o MP-PI, que objetiva implantar a educação ambiental nas escolas públicas municipais de Teresina de ensino infantil e fundamental, do 1º ao 5º ano, e promover a conscientização dos estudantes para uma mudança de comportamento em relação à preservação do Meio Ambiente.


Segundo a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes Cordeiro, o Ministério Púbico tem a atribuição de fomentar a educação ambiental por meio da aproximação de órgãos que possam apoiar as escolas municipais a concretizarem projetos na área.

A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Audea Lima, avalia positivamente a iniciativa. “Momentos como esse nos ajudam a dar encaminhamentos às ações que possibilitarão às escolas a inserção da educação ambiental e da cidadania no seu dia a dia”, diz.


A promotora Denise Costa Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), ressalta que a reunião proporcionou a programação, atualização e adequação do projeto à realidade das escolas participantes.

Durante o encontro foi definido o cronograma de ações a serem realizadas com a equipe escolar e comunidade, além da culminância das atividades, que está programada para ser realizada no início do período letivo de 2018. 

Também participaram da reunião representantes das escolas municipais participantes e de órgãos como Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seman); Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar); Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), dentre outros.


Fonte: Portal MN
logomarca do portal meionorte..com