MP requisita providências diante do aumento dos crimes em Corrente

Ao secretário foi requisitada, no prazo de até 45 dias, a apresentação dos planos de ações de coordenação, cooperação e colaboração dos órgãos

MP requisita providências diante do aumento dos crimes em Corrente | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle da Atividade Policial (GACEP), instaurou um procedimento administrativo para prestar apoio à 1ª e à 2ª Promotorias de Justiça de Corrente, para fomentar, fiscalizar e acompanhar o processo de formulação e execução de políticas públicas voltadas à segurança pública, em face do aumento dos crimes patrimoniais e da violência no município. A portaria de instauração é assinada pelas promotoras de Justiça Fabrícia Barbosa, coordenadora do GACEP, e Lenara Porto e Mirna Napoleão, integrantes do grupo.

As integrantes do Ministério Público Estadual, como providência inicial do procedimento, determinaram o envio de ofícios ao secretário estadual de Segurança Pública, ao delegado-geral da Polícia Civil, ao comandante-geral da Polícia Militar, ao comandante do Grande Comando de Policiamento dos Cerrados (CPCE), ao comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar e o delegado regional de Corrente.

Ao secretário foi requisitada, no prazo de até 45 dias, a apresentação dos planos de ações de coordenação, cooperação e colaboração dos órgãos de segurança pública nas fases de planejamento, execução e monitoramento, respeitadas as atribuições de cada um, para a prevenção e repressão à violência e à criminalidade em Corrente. Esses dados precisam ser apresentados inclusive com a devida avaliação dos resultados, trimestralmente, com base em dados estatísticos e de georreferenciamento.

Ao delegado-geral da Polícia Civil foi requisitada que, no prazo de até 30 dias, adote as providências necessárias para o fortalecimento das investigações no âmbito da Delegacia Regional de Corrente, em face do aumento da criminalidade violenta na região, inclusive com a designação temporária de servidores para reforço da equipe de investigação, caso necessário.

Para o comandante-geral da PM-PI é requerido que apresente, no prazo de até 30 dias, o cronograma de rondas ostensivas a serem realizadas em Corrente nos próximos três meses, com foco no policiamento de proximidade.

Já os chefes do CPCE, do 7º Batalhão de Polícia Militar e da Delegacia Regional de Corrente serão formalmente cientificados da instauração do procedimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES