MPPI busca regularização do transporte eficiente em Teresina

O município de Teresina, após constatar irregularidades na documentação da empresa Expresso Santa Cruz, não efetivou o pagamento.

transporte | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa da pessoa com deficiência e do idoso, realizou uma audiência para solucionar a paralisação do Transporte Eficiente denunciada ao MPPI na última semana.

Participaram da audiência o superintendente da STRANS, Cláudio Pessoa Lima; o coordenador técnico do Consórcio Operacional SITT, Vinícius Rufino; o diretor-administrativo da empresa Expresso Santa Cruz, Joselito de Anchieta Campelo, além dos representantes legais da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT), da Associação dos Cadeirantes de Teresina (ASCAMTE) e da Associação Piauiense Pelos Direitos Iguais (ADIPI).

Durante a audiência foi apurado que o município de Teresina, após constatar irregularidades na documentação apresentada pela empresa Expresso Santa Cruz, não efetivou o pagamento referente aos meses de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. A situação resultou na impossibilidade do custeio dos gastos com a execução do serviço e, por consequência, a paralisação do mesmo.

Paralisação do Transporte Eficiente deixa cadeirantes sem locomoção em Teresina - Foto: Reprodução

Apurou-se ainda que a execução do serviço pela empresa não tem observada as cláusulas atinentes ao Transporte Eficiente que constam do contrato de concessão firmado entre o Município de Teresina e o Consórcio Operacional SITT, para exploração e prestação dos serviços de transporte público coletivo urbano integrado de passageiros na Capital, estando, atualmente, a cargo exclusivo da Expresso Santa Cruz, a qual, apesar de integrar o Consórcio Operacional SITT, não atua, efetivamente, como empresa integrante do mencionado consórcio.

Por essas razões, e considerando se tratar o Transporte Eficiente de modalidade essencial do transporte urbano coletivo, sobre o qual incide o princípio da continuidade do serviço público, a promotora de Justiça, Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, titular da 28ª, com o imediato acatamento dos presentes, determinou à STRANS, autarquia responsável pela operacionalização do Transporte Eficiente, que, no prazo de 24 horas, adote todos os meios legais aptos a restabelecer o funcionamento do serviço, efetuando, com a máxima urgência, os pagamentos ainda pendentes à empresa.

Determinou, ainda, que a STRANS se reúna com representantes do Expresso Santa Cruz, e do Consórcio Operacional SITT, para estabelecimento das diretrizes necessárias ao cumprimento das cláusulas referentes ao Transporte Eficiente previstas no citado contrato de concessão formalizado entre o Município de Teresina-PI e o Consórcio Operacional SITT.

Após a audiência foi comunicado pela STRANS a realização do pagamento à Empresa Santa Cruz referente a dezembro de 2020, e que será realizada uma reunião nessa quarta-feira (14) entre a STRANS, a Empresa Santa Cruz e o Consórcio Operacional SITT.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES